Logo CNA

Amazonas

SENAR-AM divulga finalistas do programa CNA Jovem 2018 - Etapa Estadual
FOTO 2

Wallon Viana da Silva, Regiane Maria Chagas da Silva e Françoan de Oliveira Dias foram escolhidos entre dez jovens

15 de janeiro 2019

Por: ASCOM - Sistema FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM

Após um período de intenso aprendizado em 2018, nesta quinta-feira (10), o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM, Muni Lourenço recebeu na sede do Sistema, junto com a Gerente Técnica do SENAR-AM, Rafaely Lameira, os três finalistas do Programa CNA Jovem – etapa estadual.

Wallon Viana da Silva, Regiane Maria Chagas da Silva e Françoan de Oliveira Dias foram escolhidos entre dez jovens que participaram da 3ª edição do programa e que contou com três finais de semana de imersão e capacitação sobre liderança no setor rural. Os jovens selecionados devem representar o Amazonas na etapa nacional do programa.

Na ocasião, Muni Lourenço parabenizou os finalistas e destacou características típicas dos jovens, como determinação, tenacidade e competência como garantia de sucesso do programa. “Os participantes estão de parabéns pois apresentaram projetos muito úteis e perfeitamente aplicáveis ao setor primário do Amazonas”, enfatizou.

Jovens líderes

O jovem Wallon Viana apresentou projeto da área de piscicultura voltado para a aquisição de insumos e comercialização para atender pequenos e médios produtores do município de Rio Preto da Eva. Segundo ele, o programa engradece tanto o jovem do setor rural quanto estimula desenvolvimento do setor primário no Amazonas. “Esperamos fazer uma boa apresentação a nível nacional e colocar em prática esses projetos que tem um cunho bem maior de desenvolvimento no setor do Estado”, avaliou.

Já Françoan Dias apresentou um projeto de empreendedorismo rural sustentável na comunidade do Maranhão, no município de Parintins. “O CNA Jovem é um grande programa. Os dez projetos eram bem viáveis e tenho certeza que não foi uma escolha fácil para os instrutores. Só tenho a agradecer. Esse programa vem para dar uma formação melhor para o setor em termo de líderes porque estamos precisando”, destacou.

Regiane da Silva, por sua vez, foi selecionada com um projeto da área de assistência técnica a ser implantado no município do Careiro Castanho. “É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento do agro no meu Estado. Fomos sendo moldados ao longo do programa pra poder chegar ao resultado final que é o nosso projeto em si. Queremos que o setor se fortaleça e que as pessoas possam ter um meio de vida, de ganho, diversificando a economia do Estado”.

Seleção

Durante os três encontros foram atribuídos pontos baseados nos seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação nas vivências, iniciativa, fluência na comunicação, persuasão, capacidade de negociação, criatividade, escolha do desafio e plano de ação. E com base nesses critérios foi gerado um ranking para definição dos selecionados.

Para um dos instrutores da etapa estadual do programa em 2018 e egresso do programa de 2016, Rodrigo Guimarães, selecionar os finalistas não foi tarefa fácil. “Tínhamos projetos muito bons em áreas diversas como produção de queijo, educação ambiental, desenvolvimento de aplicativos junto a sindicatos, entre outros. A disputa foi bem acirrada, mas foi gratificante ver a evolução de todos desde o primeiro encontro”.

A instrutora, Mesulan Queiroz também agradeceu a oportunidade de contribuir com o setor. “Queremos que o jovem rural possa se sentir motivado a trabalhar pelo desenvolvimento do agro e que futuras gerações possam participar desse programa com novas ideias e contribuir cada dia mais com o nosso setor”, complementou.

Programa CNA Jovem

O objetivo do programa é estimular a liderança jovem e o desenvolvimento do agro brasileiro na nova geração. Palestras com os temas sucessão e liderança e a vida do líder empreendedor, além de oficina de Narrativa e Oratória estiveram na programação.

Matérias Relacionadas