Logo CNA

Seminários para o Projeto ABC Cerrado continuam no Maranhão

SENAR/MA orienta os produtores quanto às informações de como proceder junto aos bancos, e quanto à sua produção no campo

11 de abril 2016
Por Senar

Produtores do município de Codó, no Maranhão, participaram do seminário de sensibilização dos programas ABC Cerrado e Crédito Rural Orientado, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e da prefeitura de Codó.

As palestras foram ministradas pelos técnicos de campo do SENAR, Egon Bastos de Oliveira e Rozalino Aguiar. Eles falaram da importância dos programas e abordaram a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG). Foram esclarecidos o funcionamento de cada um, o perfil do produtor que pode ser enquadrado e as condições de desenvolvimento.

“Estamos percorrendo os municípios maranhenses, tanto aqueles do Bioma Cerrado, quanto os que estão incluídos no atendimento do Mapito. O nosso trabalho aqui é justamente orientar os produtores rurais quanto às informações de como proceder junto aos bancos, e quanto à sua produção no campo. A preocupação do SENAR com isso, não é somente com a produção, mas com o gerenciamento do trabalho realizado no campo”, disse o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, ao afirmar que espera colocar à disposição dos produtores, o crédito rural orientado, mas acima de tudo, assistido – modalidade de suma importância para a classe produtora.

Além dos produtores convidados, participaram também o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Almir Sampaio Silva, o presidente da Associação dos Criadores de Codó, Iêdo Barros e o gerente geral do Banco do Brasil de Codó, José de Ribamar Ribeiro.

Projetos financiados

“O programa Crédito Rural surgiu depois da aplicação, pelo SENAR, do Mapito, quando foi levantada a necessidade dos produtores terem seus projetos elaborados por especialistas, (projetistas), com assistência técnica garantida para a utilização correta e eficiente do recurso”, destacou o técnico de campo Rozalino Aguiar, acrescentando que o produtor se sente mais seguro em investir e com mais segurança.

Os seminários ocorrem desde fevereiro e seguem até o final deste mês. O próximo passo será treinar técnicos por meio de capacitação específica para atuarem junto às propriedades no programa ABC Cerrado.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
www.senar-ma.org.br