Logo CNA

Segunda edição do CNA Jovem terá etapa estadual
Abre 53 0 942931002015150612341

Programa será desenvolvido nos Estados pelas regionais do SENAR Brasil e vencedores vão participar da etapa nacional em Brasília

17 de fevereiro 2016
Por Senar

A edição do programa CNA Jovem 2016 – Jovens Liderando o Agro terá uma etapa estadual antes da fase nacional. As Administrações Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) deverão selecionar até 20 jovens para participar da iniciativa e os três vencedores estaduais serão classificados automaticamente para integrar o CNA Jovem, que acontecerá a partir de julho, em Brasília. A novidade foi apresentada durante uma videoconferência para representantes de todas as Regionais da entidade, coordenada pela chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Alves, nesta quarta-feira (17/2).

As regionais do SENAR tem prazo até a próxima sexta-feira (19/2) para oficializar a adesão. A partir disso, serão definidos os gestores e os multiplicadores do CNA Jovem em cada Estado. Nos dias 21 e 22 de março acontecerá uma capacitação sobre a metodologia e alinhamento da condução do programa, em Brasília.

A intenção da fase estadual é atrair jovens com potencial de liderança e constituir o primeiro nível de seleção para a etapa nacional do CNA Jovem. Os critérios para participação são: idade entre 22 e 30 anos, ensino superior completo em qualquer área, afinidade e interesse pelo setor rural e características potenciais de liderança (iniciativa, fluência na comunicação, persuasão, capacidade de negociação e criatividade). Serão realizados três encontros presenciais com dois dias de duração ainda sem datas definidas. Ao final, os participantes deverão apresentar um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária no seu Estado.

O conteúdo será desenvolvido de forma padronizada pelo SENAR Brasil, mas conduzido pelas Regionais com participação das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados. Os trabalhos serão coordenados por instrutores locais, certificados pelo SENAR Brasil.

“Estamos desenvolvendo uma série de ações de continuidade para que esses jovens, tanto aqueles que participaram da primeira edição como os que entrarem agora, possam exercer o seu poder de liderança. Criamos a Rede Nacional CNA Jovem, um programa de milhagem e um programa de mentoria. Não queremos perder esses jovens talentos”, ressalta Andréa Alves.

Sucesso na primeira edição

A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, teve como foco preparar jovens do meio rural de todo o País, com idade entre 22 e 35 anos, para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O processo de formação teve 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes.

O programa teve 135 inscritos de 24 Estados do Brasil. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. Muitos dos egressos assumiram cargos de destaque no setor após a realização do CNA Jovem e também participaram de missões técnicas para países como Nova Zelândia e Estados Unidos.

O cronograma foi dividido em quatro encontros presenciais e atividades de EaD, sendo que os alunos também receberam um curso EaD de inglês. A formação associou o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões, com desafios práticos, elaboração de planos de negócios, business games, visitas técnicas e desenvolvimento de competências comportamentais e de comunicação.

Assista ao vídeo do programa:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas