Logo CNA

Segunda edição do CNA Jovem Nacional começa em Brasília
20160706 cna jovem bannercnabrasil 0 621967002015150611341

Programa visa o desenvolvimento de lideranças para o Brasil

8 de julho 2016
Por Senar

Após o sucesso da primeira edição, com vários egressos que assumiram cargos de destaque no setor agropecuário e participaram de missões técnicas para países como a China, a Nova Zelândia e os Estados Unidos, o CNA Jovem começa a sua segunda edição nacional nesta sexta-feira (8/7), em Brasília. Ao todo, 81 jovens de 21 estados do Brasil e do Distrito Federal participarão do programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que este ano teve como principal novidade a realização de uma etapa seletiva estadual prévia.

Entre abril e julho, as administrações regionais do SENAR promoveram a iniciativa em nível estadual, com grupos de 20 participantes, em média. Depois de três encontros presenciais, de diversas atividades e da elaboração de um plano de ação, foram selecionados os jovens que representarão os estados na fase nacional. Os critérios para participação foram idade entre 22 e 30 anos, ensino superior completo em qualquer área, afinidade e interesse pelo setor rural e características potenciais de liderança.

“Dessa vez tivemos uma pré-seleção e esses jovens vêm bem preparados, pois já vivenciaram uma etapa do processo de desenvolvimento de lideranças. Eles elaboraram seus planos de ação e agora terão que preparar um projeto individual de liderança na etapa nacional. Teremos um grupo mais exigente, além de ser a segunda edição do programa. Isso representa um desafio maior para nós também”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves.

O Programa CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. O primeiro encontro, que acontece a partir de hoje até domingo (10/7) terá como temática principal o propósito de liderança. Os outros eventos presenciais acontecerão de 19 a 21 de agosto, com o tema diferencial do líder; de 14 a 16 de outubro, sobre empreendedorismo; e de 25 a 27 de novembro, abordando com a temática comunicação.

A primeira edição do CNA Jovem, realizada entre outubro de 2014 e março de 2015, registrou 135 inscritos de 24 estados do Brasil. O processo de formação teve 258 horas/aula e uma metodologia inovadora, que permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens selecionados como líderes. Ao final, os cinco candidatos vencedores fizeram uma visita técnica à China para conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.

Serviço: CNA Jovem Nacional – 1º encontro
Quando: de 8 a 10 de julho
Onde: Centro de Convenções Israel Pinheiro (CCIP)
Endereço: Ao lado da Ermida Dom Bosco, à altura da QL 32 do Lago Sul, em Brasília (DF)

Conheça o Programa CNA Jovem:

Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas