Logo CNA

Rota do Desenvolvimento: Produtores do Hortifruti Legal de Mato Grosso do Sul apresentam produção
Rota desenvolvimento 0 152722002015150610561

Com 10 anos de experiência na produção de hortifrutigranjeiros, Cristina explica que a assistência técnica e gerencial proporcionou uma melhoria de 100% na atividade

9 de novembro 2016
Por Senar

“Estou satisfeita em participar deste evento que oferece oportunidade de bons negócios. É um espaço excelente para mostrar a qualidade dos produtos que cultivo na minha propriedade”. A afirmativa veio da produtora familiar, Cristina de Jesus Alves, que há mais de um ano recebe atendimento do programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no município de Terenos.

Com 10 anos de experiência na produção de hortifrutigranjeiros, Cristina explica que a assistência técnica e gerencial proporcionou uma melhoria de 100% na atividade. “Antes do programa meu esposo e eu já plantávamos cenoura, beterraba e outros vegetais, mas, sem uma técnica adequada. Com a orientação do nosso técnico de campo aperfeiçoamos o manejo e estamos produzindo três espécies diferentes de alface, sendo que sou responsável por produzir as mudas”, argumenta.

Produtores de Campo Grande, Jaraguari e Terenos estão participando da Rota do Desenvolvimento realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, entre os dias 7 e 9 de novembro comercializando frutas, verduras e legumes. Na avaliação do coordenador do programa, Francisco Paredes, a exposição e comercialização dos hortifrutigranjeiros também proporciona a aproximação dos produtores com o público que conhece melhor o trabalho realizado pelo Senar/MS. “É gratificante testemunhar a interação com a comunidade que elogia a qualidade dos produtos e tem prestigiado o grupo expositor. Além disso, é a oportunidade ideal para mostrarmos como é possível cultivar com qualidade e preço acessível”, observa.

Novos mercados – Adriano Pinto da Silva mora no distrito de Bonfim, localizado em Jaraguari e recebe assistência técnica do Hortifruti Legal há seis meses. O produtor familiar revela satisfação pela capacitação recebida e por ter aumentado o número de compradores. “Trabalho com hortifrutigranjeiro há três anos, mas, a assistência técnica me possibilitou o dobro de conhecimento e experiência. Outra vitória foi que a produção entregue na cooperativa do município é comercializada no Ceasa e duas redes varejistas de Campo Grande”, explica.

O empresário Antônio Castro, que participa da Rota do Desenvolvimento, ficou surpreso com o estande do Hortifruti Legal e aproveitou para comprar alguns itens. “Participei de todas as edições da Rota realizadas este ano e gostei muito de conhecer produtores de Mato Grosso do Sul vendendo produtos com qualidade e bom preço. Acredito que iniciativas como esta desenvolvida pelo Senar/MS colaboram para o desenvolvimento local e de toda cadeia produtiva”, considera o proprietário de uma fábrica de exaustores.

Sobre a Rota do Desenvolvimento - é um evento criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que busca, por meio de palestras e workshops, soluções para os pequenos negócios e gestores públicos. A finalidade é que proporcionar as melhores soluções para negócios empreendedores dos setores de alimentos, moda, bares e restaurantes, salões de beleza, automotivo, atividades rurais, indústrias, turismo e cultura, MEI, crédito, gestão pública, inclusão digital e uma programação exclusiva para mulheres de negócios.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas