Reunião pedagógica do programa Com Licença Vou à Luta reúne instrutoras em Florianópolis
O encontro atualizou os conhecimentos das instrutoras referentes é estrutura sindical, legislação ambiental e previdenciária
Instrutoras do programa “Com Licença Vou à Luta” se reuniram na última semana para uma reunião pedagógica com a gestora regional em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencourt, e a gestora nacional, Thais Gomes Carrazza. O encontro teve como objetivo atualizar os conhecimentos referentes à estrutura sindical, legislação ambiental e previdenciária, bem como efetuar a revisão dos planos instrucionais dos cinco módulos do programa.
O Com Licença Vou à Luta é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina e tem como objetivo habilitar mulheres do meio rural a empreender e desenvolver competências de gestão para aplicação no próprio negócio.
De acordo com Thais Carraza, “a troca de experiência das instrutoras é fundamental para a melhoria contínua do programa. O Plano Instrucional foi revisto e atualizado. Dinâmicas e conteúdos alinhados. Dessa forma, as instrutoras conseguirão falar a mesma língua e com qualidade atender nossas mulheres que atuam no campo”.
Na abertura,o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, relatou as ações desenvolvidas pela entidade e os seus desafios. “O nosso foco é melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade dos produtores rurais catarinenses por meio de treinamentos e ações que visam fortalecer o setor a fim de tornar o estado cada vez mais uma referência nesse setor que é tão importante para a economia nacional”.
Na sequência a responsável pelo Departamento Sindical de Arrecadação e Cadastro da FAESC, Andréia Barbieri Zanluchi, explanou sobre a estrutura sindical da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da FAESC e dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina. “Temos no estado quase 100 Sindicatos espalhados por todas as regiões. Eles atendem os produtores rurais e auxiliam no fortalecimento da categoria. Os Sindicatos possuem um papel estratégico e fundamental na relação com os produtores”, considerou.
O diretor de Recurso Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Bruno Henrique Beilfuss, explanou sobre a legislação ambiental e seus impactos para o setor agropecuário. “É importante que os produtores rurais tenham conhecimento de como utilizar a legislação para o seu benefício. São normas que se aplicadas corretamente auxiliam no desenvolvimento das propriedades. Portanto, a legislação deve ser disseminada e explorada”, destacou Beilfuss.
A coordenadora do programa Educação Previdenciária, Rozeli Beatriz Rossi, esclareceu questões voltadas as categorias e os benefícios dos assegurado da Previdência Social.
O PROGRAMA
O Com Licença Vou à Luta tem a metodologia dividida em cinco encontros, com um módulo de oito horas por semana em que as produtoras aprofundam conhecimentos sobre empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança.
Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br