Logo CNA

Quem não se apressar pode ficar fora da seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR
Capanema pa foto cpn agropecuaria dona peta1 2a 0 121914002015150612451

Inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 15 de fevereiro

29 de janeiro 2016
Por Senar

As inscrições para a seleção do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vão até o dia 15 de fevereiro, mas se o interessado deixar para a última hora corre o risco de não encontrar mais horários disponíveis para o exame. Como as provas aplicadas nos polos de apoio da rede são individuais, e inclusive já começaram, pode acontecer que em alguns locais o número de candidatos ultrapasse o limite de computadores e horários disponíveis para o teste. Nesse caso, as inscrições ali são encerradas antes do prazo.

O processo seletivo, disponível atualmente em 19 estados do País, abre vagas para o Curso Técnico e Agronegócio em 58 polos de apoio instalados em diferentes municípios, e é realizado em parceria pelo SENAR e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Rede e-Tec Brasil.

No Pará, mais de 900 candidatos já estão inscritos nesta nova seleção, aberta no último dia 15, concorrendo à 300 vagas. E a tendência, segundo análise da coordenadora da rede no Estado, Maria Luzilândia Pereira de Sousa, é de que a concorrência cresça muito mais.

“A procura é bem grande, porque essa é uma iniciativa inovadora do SENAR e fundamental para facilitar o acesso da população rural ao ensino de nível técnico, especialmente na região Amazônica tão carente na área da educação. Foi uma decisão muito acertada do SENAR aderir à Rede e-Tec, um marco importantíssimo do seu ingresso no sistema formal de ensino”.

Novos polos no Pará

O polo de Capanema (PA) faz parte da Rede e-Tec Brasil no SENAR desde o ano passado

Desde 2015 o Pará conta com dois polos de apoio da Rede e-Tec Brasil no SENAR, um em Santa Isabel e outro em Capanema. Agora outros dois polos estarão ativos, em Paragominas e em Ulianópolis, uma conquista para quem vive no segundo estado maior do País, com extensão superior a 1 milhão km2 . Dielson Chaves que o diga. Morando em Tomé-Açu, já há um ano ele frequenta as aulas presenciais do Curso Técnico em Agronegócio no polo de Santa Isabel, o que significa três horas de estrada mais a travessia de um rio por balsa.

Felizmente para Dielson, as aulas presenciais nos polos de apoio da rede ocupam apenas vinte por cento da carga horária do curso. A maioria das aulas (80%) é disponibilizada no site da rede ( http://etec.senar.org.br/ ) e em DVDs. “Uma das vantagens do curso é essa, ser quase todo a distância” – ele diz. Mas Dielson, que é técnico agrícola e trabalha em uma indústria de óleo de palma, vê outras. “Estou fazendo o curso para aprimorar meus conhecimentos no agronegócio, um ramo da nossa economia que só cresce, enquanto os outros setores estão em crise. E o conteúdo é muito bom, oferece um amplo conhecimento na área. Recomendo a todo mundo que atua no agronegócio”.

Um detalhe importante: o Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasi no SENAR é totalmente gratuito. Além do Pará, estão sendo oferecidas agora mais de 2.500 novas vagas nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Para mais informações consulte o edital do processo seletivo no portal http://etec.senar.org.br/ .

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas