Mato Grosso do Sul

30/11/2021

Quase 20 mil pessoas receberam atendimento médico gratuito pelo Senar/MS

Por: Vitor Ilis Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural traz prevenção aos moradores do campo desde 2016

A prevenção é sempre lembrada nos meses de outubro e novembro, período das campanhas contra os cânceres de mama e próstata. Para auxiliar no combate a essas e outras doenças, o Senar Mato Grosso do Sul conta com o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural durante todo ano. Já são quase 20 mil pessoas atendidas desde 2016.

“Sabemos como é fundamental fazer exames e consultas para a prevenção de doenças como o câncer de pele, mama, nas mulheres e próstata nos homens, que são os mais comuns na população. Além disso, o diagnóstico precoce pode aumentar em até 99% as chances de cura”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Médicos das áreas de urologista e ginecologia, dermatologia e oftalmologia realizam consultas e exames à população rural. O programa é desenvolvido em todos os municípios do estado, por meio dos sindicatos rurais, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de saúde.

Por conta da pandemia, o programa foi suspenso durante um ano e sete meses, retornando em outubro de 2021 e já percorreu as cidades de: Bonito, Rio Brilhante, Japorã, Jardim, Corumbá e em Miranda, no último sábado (27). Ao todo, mais de mil pessoas receberam atendimento e mais de 150 encaminhamentos foram efetuados.

Estimativa de novos casos

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens, respectivamente o câncer de mama nas mulheres. Os dois tipos da doença, ficam atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O último levantamento aponta que em 2020 a estimativa era de 65,8 mil novos casos nos homens, 66,2 mil nas mulheres e 83,7 mil novos casos em pele não-melanoma.

Em Mato Grosso do Sul as estimativas apontaram 850 casos de câncer de mama, 1,2 mil identificações do câncer de próstata e 100 de câncer de pele.

Veja também