Logo CNA

Proteção de nascentes será incentivada na região oeste catarinense
Grafico cincopassosweb 0 365019002015150612381

O programa do Sistema CNA/SENAR visa a proteção de nascente, com cinco passos

11 de fevereiro 2016
Por Senar

Para sensibilizar sobre a importância da preservação de nascentes será apresentado nesta sexta-feira (12) a partir das 9 horas, o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, no auditório do Frigorífico Aurora Chapecó II (Antigo Saic), em Chapecó.

O programa nacional foi idealizado pela Confederação da Agricultura do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e visa proteger uma nascente em um dia, com cinco passos. A apresentação será realizada pelo superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Participarão do encontro os coordenadores do programa de Olho na Qualidade Rural, iniciativa que integra o Encadeamento Produtivo desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, SENAR, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC José Zeferino Pedrozo destaca que a implementação do programa demonstra a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade catarinense e brasileira. “A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender às necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos. A ideia é mostrar à sociedade brasileira que a conservação das centenas de milhares de nascentes em todo o Brasil é possível.”

De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, a reunião marcará o fortalecimento da parceria Aurora, cooperativas filiadas, Sistema FAESC/SENAR, Sescoop e Sebrae. “Esta será uma importante etapa voltada à preservação ambiental e otimização dos recursos naturais nas propriedades rurais da região”.

Programa Nacional

O SENAR disponibiliza treinamento com 8 horas/aula, com apoio dos Sindicatos Rurais, que são desenvolvidas atividades nas propriedades rurais que incluem: identificar o tipo de nascente para definir o melhor caminho para sua proteção; cercar a área para impedir danos causados por animais, homens ou veículos; limpar a nascente (retirar materiais que possam contaminar ou obstruir o curso natural da água); controlar a erosão e impedir que enxurradas soterrem a nascente e preparar o terreno e adubar as covas onde serão plantadas as mudas de espécies nativas para garantir o sucesso da recuperação da área da nascente.

No treinamento são apresentados os conteúdos sobre a importância da água, legislação ambiental, segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, tipos de nascentes e formas de proteção. “Manter a nascente preservada minimiza os riscos de erosão, poluição ou outros acidentes naturais ou provocados pela intervenção humana”, explica Zanluchi.

Saiba mais sobre o programa de Proteção de Nascentes do Sistema CNA/SENAR: http://bit.ly/1C6Ipum

Veja como você pode proteger uma nascente: http://bit.ly/1GdSnuI

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC

www.senar.com.br

Matérias Relacionadas