Logo CNA

Pronatec do SENAR Sergipe forma 180 agricultores
Pronatecse 0 189275002015150611821

Alguns dos cursos mais procurados são Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico e Agricultor Orgânico

5 de maio 2016
Por Senar

Capacitar o homem do campo há 22 anos sempre foi meta para o Sistema FAESE/SENAR Sergipe. E nos primeiros quatro meses de 2016, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, 180 agricultores receberam certificados em várias áreas de carreiras profissionais que o campo oferece.

Boquim hoje tem 20 agricultores capacitados pelo Programa; Santa Luzia do Itanhi tem 40; Laranjeiras 20 pessoas capacitadas; Amparo do São Francisco conta com 20 agricultores formados; Santa Rosa de Lima com 20; Capela tem 20 alunos e 40 agricultores estão em São Cristóvão.

Para a gestora responsável da Unidade de Ensino Pronatec do SENAR Sergipe, Luana Aragão, os jovens e suas famílias não precisam mais trocar a área rural pela cidade para ter sucesso profissional. “A satisfação profissional e pessoal pode estar na propriedade da família, é aí que o Pronatec entra, capacitando esses agricultores”.

Em Aracaju, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP) conta hoje com 10 alunos internos capacitados pelo Pronatec do SENAR. Foram 160 horas de teoria e prática de Jardinagem em três meses de curso. “A qualificação estimula o desenvolvimento e melhoria da saúde mental, a autoestima e o comportamento dos internos”, disse a diretora do HCTP, Paula Patrícia Costa Silva.

O instrutor do Pronatec, Francisco Lustosa, contou que os alunos do HCTP interagiram e vestiram a camisa do aprendizado. “A turma me surpreendeu porque todos estavam com vontade de aprender. Hoje, eles têm uma profissão para exercer quando deixarem o Hospital e assim voltar ao convívio em sociedade”.

O SENAR Brasil firmou em 2011, uma parceria com o Ministério da Educação, para levar o Pronatec, ao interior do País e, dessa forma abrir novas oportunidades. Em Sergipe, o programa existe desde 2014 e de lá pra cá 33 turmas foram abertas, totalizando 558 alunos capacitados. No ano passado, 258 pessoas participaram do programa, desse total, 70% foram matrículas de mulheres do campo.

Os cursos mais procurados no Programa são Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico, Agricultor Orgânico, Agricultor Familiar, Avicultor, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Piscicultor, Aquicultor e Inseminador Artificial de Animais.

Pronatec do Senar tem algo mais - Atualmente não basta apenas plantar e colher. É preciso conhecer as técnicas básicas de administração, as máquinas e equipamentos, enfim, de todos os recursos usados para produzir mais e melhor. Por isso, o SENAR incluiu em todos os cursos do Pronatec um módulo de empreendedorismo com as melhores práticas de empreendedorismo, para que cada aluno aprenda a administrar a propriedade rural. No módulo Empreender no campo, o Pronatec do SENAR ensina a analisar, avaliar, tomar as melhores decisões, colocando a técnica e a criatividade a serviço da produtividade e da lucratividade.

O SENAR oferece aos alunos material didático e acessórios para aulas práticas, além de assistência estudantil como transporte e alimentação e o certificado de conclusão.

Assessoria de Comunicação do SENAR Sergipe
www.senarsergipe.org.br

Matérias Relacionadas