Logo CNA

Projeto Jovens Protagonistas Rurais quer despertar novas lideranças no agro
Jovens protagonistas 0 503221002015150610621

Desenvolvido pelo SENAR-MT, o programa já tem oito turmas em andamento em escolas públicas de Cuiabá

28 de outubro 2016
Por Senar

Despertar nos jovens de comunidades rurais o perfil transformador e protagonista, por meio de novas ferramentas de criatividade, ampliando os propósitos de vida e perspectivas de futuro dentro do agronegócio. Este é o foco do novo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), os Jovens Protagonistas Rurais.

Oito turmas já estão em andamento em escolas públicas de Cuiabá. O programa tem carga horária de 80 horas, divididas em 20 módulos de quatro horas cada. Esta primeira etapa segue até o mês de dezembro.

Uma das escolas que está recebendo o projeto é a Escola Municipal Nossa Senhora da Penha da França, na comunidade Coxipó do Ouro. Lá, 25 alunos, com idades entre 13 e 20 anos, dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam do programa. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras e quartas-feiras, em horário oposto do horário de aula, e já vem transformando as perspectivas dos participantes.

Anily Denin, de 15 anos, está no 1º ano do Ensino Médio. Ela vive com os pais em uma das 16 comunidades que formam o Coxipó do Ouro. A jovem de olhar determinado conta que antes do projeto, nunca pensou que poderia desenvolver liderança e ser uma líder em sua comunidade. "Mas o curso me abriu muito a cabeça e está me mostrando inúmeras possibilidades que eu jamais imaginei".

Outro que já faz planos para o futuro no agronegócio é Guilherme Peres Silva, de 20 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio e quer estudar Medicina Veterinária. "O Jovens Protagonistas Rurais está me fazendo pensar no que quero da vida, ter ideias para projetos que serão inovadores na comunidade onde vido", conta ele que junto com outros colegas do programa, está idealizando uma horta comunitária na escola.

Para o coordenador pedagógico da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha da França, Ednilson de Carvalho já são perceptíveis as mudanças nos alunos que participam do projeto. "A gente sentia que eles estavam desmotivados e encontraram no projeto uma inspiração. O mais legal é que eles estão inspirando todos os outros alunos".

O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Daniel Dipp, aponta que cada módulo trabalha um tema, como protagonismo, liderança, processo criativo, marketing, entre outros. "Fazemos dinâmicas e trabalhos em grupo para que o conteúdo seja absorvido de maneira mais lúdica pelos jovens e vem dando bastante certo".

Segundo o coordenador de Projetos Técnicos do SENAR-MT, Wlademiro Neto, o projeto está em fase de consolidação. "Iniciamos oito turmas em Cuiabá e estamos finalizando a capacitação de novos instrutores para atender a demanda que já estamos recebendo. O programa já está disponível para ser demandando pelos Sindicatos Rurais para ser realizado no próximo".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br