Logo CNA

Minas Gerais

Projeto “Feira Digital” ajuda produtores do Sul de Minas a driblar prejuízos durante pandemia

27 de abril 2020

Por: SENAR MINAS

Após a suspensão das tradicionais feiras livres, muitos produtores têm buscado alternativas para enfrentar a crise da pandemia do novo coronavírus. Em Perdões, no Sul de Minas, um grupo de pequenos agricultores familiares se uniu ao Sindicato dos Produtores Rurais, Prefeitura, Emater e professores do Instituto Federal do Sudoeste de Minas Gerais – IEF, campus Bom Sucesso e criou o Projeto “Feira Virtual”.

Projeto “Feira Digital” ajuda produtores do Sul de Minas a driblar prejuízos durante pandemia - SISTEMA FAEMG / SENAR MINAS

A ideia surgiu com a professora e pesquisadora do Instituto, Danielle Pereira Baliza. “Já realizei alguns projetos de extensão com o grupo e, observando a dificuldade das famílias rurais em comercializar seus produtos tentei encontrar uma alternativa rápida e eficaz. Para criar a feira digital contei com o apoio do professor Pedro Henrique de Oliveira da Silva, que fez o catálogo de vendas. Graças a Deus deu tudo certo e as vendas não param”, conta.

O projeto foi lançado no dia 12 de abril, pela internet. Por enquanto são oito produtores rurais no grupo e as produtoras da Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões. De acordo com Danielle, outros agricultores já demonstraram o interesse em participar. As encomendas são realizadas pelo catálogo virtual e a entrega é feita pelo próprio produtor. “Nosso próximo projeto agora é criar um aplicativo da feira”, diz Danielle.

A produtora Alice Tobias Rodrigues está feliz com o resultado da feira virtual. Ela, que trabalha com exportação de frutas, diz que participar do projeto tem sido interessante: “O nosso mercado sempre foi a exportação e os grandes centros. Com a pandemia não tínhamos mais para quem vender. A primeira colheita nós doamos para instituições da cidade. Com a implantação do projeto da feira digital passamos a ofertar nossas frutas para o município de Perdões”.


Projeto “Feira Digital” ajuda produtores do Sul de Minas a driblar prejuízos durante pandemia - SISTEMA FAEMG / SENAR MINAS

Delivery

Produtores dos municípios de Lavras e Pouso Alegre também aderiram ao serviço da “Feira Virtual”. A tecnologia tem sido uma aliada nesse período de pandemia do novo coronavírus. Eles estão buscando novos canais de venda e atendimento. Com a mudança no hábito de consumo, os agricultores familiares tiveram que se reinventar para atender os clientes. A alternativa do delivery tem sido o melhor negócio nesse momento de crise mundial.

Máscaras para os produtores

O apoio do Sindicato Rural de Perdões tem sido fundamental para o sucesso do projeto. Segundo o presidente do SPR, Danilo Toledo Vilela Júnior (na foto acima) , eles estão distribuindo máscaras e álcool em gel de graça para todos os produtores. “Nós doamos o material para fabricação das máscaras que estão sendo confeccionadas pela nossa secretária e voluntariamente pela mãe dela. A distribuição é gratuita para todos os produtores, mesmo aqueles que não são associados ao sindicato”, explica.

O sindicato conta que 1000 máscaras já foram produzidas. Elas também estão sendo distribuídas para os presidentes das Associações Rurais de Perdões, para que eles repassem para os produtores e eles possam já vir protegidos para a cidade. Para Sávio Freire de Carvalho, presidente da Associaçao Comunitária do Cerrado, a atitude é louvável: "Doando as máscaras para os produtores, eles já estarão protegidos em caso de necessidade de virem para a cidade", reforçou.