Logo CNA

Projeto Campo futuro levanta custos de produção de café arábica na Bahia
Cafe 190604 144517

Técnicos da CNA e da UFLA analisaram os custos no município de Piatã

4 de junho 2019
Por CNA

Brasília (04/06/2019) – Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) visitaram na segunda (3) o município de Piatã (BA) para levantar os custos de produção do café arábica.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, cujo objetivo é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na gestão do negócio.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, dados preliminares do painel apontaram um Custo Operacional Efetivo (COE) de R$ 520,00 por saca, sendo o principal item de custo a mão de obra, principalmente na colheita.

“A região de Piatã é tradicionalmente produtora de cafés especiais e realiza todas as atividades manualmente”.

O produtor Glauco Barbosa participou do levantamento e afirmou que foi importante para conhecer o custo de produção real da atividade. “Nós trabalhamos com cafés especiais e temos um preço diferenciado, mas não é realidade de todos os produtores do município”.

Segundo Glauco, o projeto mostra os gargalos para custear a produção. “Vimos que para ganhar dinheiro com o café, é preciso reduzir o custo e obter maior valor agregado ao produto”.

O painel foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Piatã, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e os Sindicatos dos Produtores Rurais de Seabra e de Ibicoara.

Os participantes do levantamento também visitaram uma propriedade de cafés especiais na região.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação