Logo CNA

Projeto Campo Futuro levanta custos de grãos, aves e peixes
Graos 190628 194446

Produtores rurais das regiões Norte e Sudeste participaram dos paineis

28 de junho 2019
Por CNA

Brasília (28/06/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, realizou nesta semana, painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção de soja, milho, aves e peixes nas regiões Norte e Sudeste.

O objetivo do projeto é reunir informações estratégicas das propriedades modais (típicas) para conhecer a realidade das regiões e auxiliar os produtores na administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

O painel de grãos aconteceu na quinta (27), no município de Uberaba (MG) e contou com a participação de produtores rurais, técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e representantes de sindicatos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Para o produtor Luciano Vieira Vallin, o encontro foi importante para mostrar a realidade dos custos de grãos na região. “O produtor precisa se profissionalizar e ter mais ciência do que ele está fazendo no campo. Às vezes ele não sabe o custo real da produção e dominar essa questão é fundamental para ter mais sucesso na atividade”.

Avicultura – O Projeto Campo Futuro também passou pelo município de Amparo, em São Paulo. O levantamento foi realizado pela empresa Labor Rural. Segundo o produtor Marcelo Toledo, a ferramenta apresentada durante o painel ajuda a conhecer o detalhamento das informações financeiras da propriedade.

“A avicultura é hoje a principal atividade do município, então esse trabalho é muito importante tanto para o nosso setor, quanto para outras cadeias. Saber gerenciar os custos é necessário para continuar exercendo a produção”.

Painel de aves em Amparo (SP)

Piscicultura – Na sexta (28), foi a vez dos produtores de peixe dos municípios de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, em Rondônia, receberem a visita dos técnicos do Projeto Campo Futuro. A assessora técnica da CNA Lorena Pedrosa acompanhou os levantamentos.

O piscicultor Edio Brandao esteve no painel e afirmou que o produtor precisa buscar assistência técnica para saber trabalhar melhor as despesas e os custos do seu negócio.

Painel de peixe em Espigão do Oeste (RO)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas