Logo CNA

Projeto Campo Futuro, da CNA, realiza painel com produtores de tomate indústria em Goiás
Reuniao tomate larissa melo 05 0 763096002015150101101

1 de setembro 2016
Por CNA

Brasília (01/08/2016) – O estado de Goiás é o maior produtor de "tomate indústria" do Brasil. Mais de 20% da produção brasileira do produto processado está concentrado na região. O estado reúne condições estratégicas ideais para o cultivo do tomate, como condições climáticas e topográficas, que aliadas ao investimento e a tecnologia impulsionam a cultura da região. Na safra de 2014 a produção foi de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas.

Por tamanha produtividade e capacidade de crescimento, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), realizaram na sexta-feira, dia 26 de agosto, na sede da FAEG, painel do programa Campo Futuro, que tem o objetivo de capacitar o produtor rural para geração de informação com fins de administração de riscos de preços, custos e de produção na propriedade rural.

Cerca de 20 pessoas, entre produtores e representantes técnicos das empresas Cargil, Heinz, Predileta, participaram dos painéis de levantamentos de dados para identificar os custos de produção da cadeia, em suas terras. “Para realizar o painel, foi definida pelos participantes, uma propriedade modal de 80 hectares com produtividade de aproximadamente 90 toneladas de tomates indústria. O custo de produção estimado foi de R$ 15 mil/ha”, explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Horticultura da CNA, José Eduardo Brandão.

O assessor técnico observou que os custos de produção do tomate indústria são diferentes do tomate de mesa, uma vez que na primeira cultura é comum que a indústria forneça ao produtor todos os insumos necessários para a produção, além de garantir os contratos de compra do produto. “Eles também se diferem no preço. O custo de tomate mesa gira em torno de R$ 100 mil reais”, finalizou Brandão.

Campo Futuro - O programa disponibiliza informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões do produtor rural, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias e da publicação Ativos do Campo.

A geração de informações compreende o desenvolvimento de quatro ações: realização de painéis com instrumentos metodológicos para identificar os sistemas e coeficientes de produção de cada atividade rural em uma região específica; desenvolvimento de indicadores com informações de custo de produção e rentabilidade das culturas agrícolas e da pecuária nos estados; criação de um sistema de informação e consolidação das informações geradas pelo projeto de forma acessível ao produtor rural e ao público em geral; divulgação de publicações a partir de análises e relatórios setoriais de desempenho da agropecuária brasileira.

Um dos fundamentos da metodologia de acompanhamento dos custos de produção e da rentabilidade da agropecuária são os painéis que consistem em procedimento de obtenção de informações que proporcionam mais agilidade e versatilidade na atualização dos dados.

Mais informações - http://www.cnabrasil.org.br/servicos-para-produtor/projetos-programas/projeto-campo-futuro

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

VEJA TAMBÉM:

O assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, José Eduardo Brandão, esteve em Goiás para o levantamento dos custos de produção do "tomate indústria" na região:

Áreas de atuação