Logo CNA

Projeto Campo Futuro analisa custos de produção de grãos e leite
Whats App Image 2019 06 25 at 16 15 58

Levantamentos aconteceram nos municípios de Pedro Afonso (TO) e Macuco (RJ)

25 de junho 2019
Por CNA

Brasília (25/06/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realizaram painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção de grãos e pecuária de leite nos municípios de Pedro Afonso (TO) e Macuco (RJ), respectivamente.

A coleta de dados aconteceu na terça (25) e contou com a participação de produtores rurais, técnicos, representantes de sindicatos rurais, cooperativas e das Federações de Agricultura e Pecuária de Tocantins (Faet) e do Rio de Janeiro (Faerj).

Durante o painel em Pedro Afonso, que levantou os custos de soja e milho, o produtor Edmar Corrêa de Oliveira afirmou que o levantamento mostrou a importância de calcular os custos da atividade. “Com essas informações, estaremos mais seguros nos momentos de tomada de decisão”.

Já em Macuco, o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, destacou o trabalho do Projeto Campo Futuro em alertar o produtor quanto à necessidade e o controle dos custos de produção da pecuária leiteira.

“Nós observamos uma série de desafios na região, como o alto custo com mão de obra e concentrado. Então o produtor precisa ter a consciência de que tudo o que tiver dentro da propriedade deve ser controlado e medido, para que no futuro ele saiba como e onde atuar para melhorar a rentabilidade”.

Segundo o produtor Luiz Roldão Menezes, a planilha apresentada pelos técnicos revela os gargalos e sucessos do sistema produtivo. “É uma forma simples de saber o valor que gastamos para produzir e o lucro do que foi produzido”.

Para o pecuarista Marcos Tadeu Erthal, o painel mostrou como identificar os problemas da atividade anotando os custos de produção. “Precisamos trabalhar cada item da planilha para obter um resultado positivo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas