Logo CNA

Projeto Biomas debate modelo simplificado de regularização ambiental para Goiás
486ee904 0eca 4299 a2c3 e4f2e4179c9f

Oficina de planejamento para elaboração do modelo foi realizada nos dias 02 e 03 de setembro

4 de setembro 2019
Por CNA

Brasília (04/09/2019) – O Sistema CNA/Senar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoveram nos dias 2 e 3 de setembro, em Goiás, a 1ª Oficina de Planejamento para Elaboração de Modelo Simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O evento foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), pelo Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar-GO) e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e moderado pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

A oficina foi baseada nos resultados do Projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a CNA e a Embrapa, e que vem sendo desenvolvido desde 2010 para auxiliar o produtor a como utilizar a árvore na propriedade rural com fins econômicos e ambientais e como resolver problemas ambientais com menor custo e com possibilidade de obter retorno financeiro.

A coordenadora do Projeto, Cláudia Mendes, afirmou que o novo Código Florestal trouxe uma série de regras para que o produtor rural se adequasse ambientalmente, iniciando com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e seguindo para o PRA e outros instrumentos.

“O Projeto Biomas identificou uma lacuna muito grande nas informações sobre como o produtor pode fazer essa adequação, como recuperar com menor custo possível e obter retorno econômico e buscou respondê-las por meio da pesquisa”.

Coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Mendes

Segundo Cláudia, o Biomas está permitindo uma ação inédita, que é juntar os setores produtivo e ambiental e promover uma rica discussão que, na prática, quer mostrar que o produtor rural deve ser estimulado e se sentir seguro para se adequar à legislação ambiental.

“Até então, as discussões sobre as regras relacionadas ao assunto aconteciam apenas no foro ambiental, sem a inserção do principal personagem e interessado nesse processo, que é o produtor. Agora, ele é o protagonista”, disse.

A iniciativa reuniu representantes de todos os setores envolvidos e avançou rumo a um modelo de PRA simplificado para o Goiás, que será implantado inicialmente em uma área piloto a ser definida e em seguida, será expandido para o restante do estado.

“Para isso, o modelo criado irá contar com a atuação do Senar-GO e sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG), que considera a propriedade como um todo unindo eficiência produtiva e adequação ambiental”, concluiu a coordenadora do Projeto Biomas na CNA.

Para aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), o produtor rural precisa ter passivo ambiental e estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Fredox Carvalho/Sistema Faeg/Senar
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas