Logo CNA

Tocantins

Projeto ABC Cerrado recuperou no Tocantins 20.129 hectares de áreas degradadas
20191107205415 f5f837be 7f9d 4805 a627 a9b2969391c5

Mais de 20.129 hectares de áreas degradadas foram recuperadas

19 de novembro 2019

Por: ASCOM SENAR TOCANTINS

Os dados finais do Projeto ABC Cerrado foram apresentados em uma cerimônia na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasilia com a presença dos parceiros, de diversas autoridades, embaixadores, convidados e produtores rurais.
Resultado de uma parceria entre o SENAR, o Ministério da Agricultura e Embrapa, com recursos do Fundo de Investimento Florestal (FIP, em inglês) administrados pelo Banco Mundial, o ABC Cerrado capacitou 7,8 mil produtores rurais em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa.

O Tocantins foi representado pelos produtores José Henrique Pereira da Silva e Marcos Paulo Alvise que estiveram presentes no evento e foram homenageados. O Projeto ABC Cerrado recuperou no Tocantins mais de 20.129 hectares de áreas degradadas e foram capacitados 865 produtores, sendo 446 propriedades atendidas pelo programa em 40 municípios. No total foi recuperado mais de 93 mil hectares de pastagens degradadas no bioma com capacitação e assistência técnica e gerencial para 7,8 mil produtores rurais que adotaram tecnologias de baixa emissão de carbono nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Bahia e no Distrito Federal. A área equivale a 110 mil campos de futebol.

As estatísticas fazem parte de um estudo inédito que avaliou os impactos da adoção das tecnologias pelos produtores rurais. Segundo os resultados, foi possível perceber que a adoção de tecnologias como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas permitiu ao produtor incrementar a renda e diversificar a atividade produtiva com conservação ambiental.

O presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro também marcou presença no evento e comentou sobre a importância do projeto. “ É muito gratificante ver os resultados positivos do projeto, nós temos muito orgulho da nossa instituição fazer parte dessa conquista, o ABC Cerrado tem o compromisso de contribuir com a sustentabilidade e melhorar cada vez mais o agronegócio do nosso país. ” Finalizou.

Estiveram presentes do SENAR Tocantins, a superintendente Rayley Luzza, o Diretor Técnico do SENAR, André Abreu.