Logo CNA

Minas Gerais

Projeto ABC Cerrado é agraciado com o “Prêmio Natureza Gerais”

13 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

O Projeto ABC Cerrado, iniciativa do Senar Nacional desenvolvida em Minas Gerais pelo Sistema Faemg / Senar Minas para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa no meio rural, foi agraciado em cerimônia nesta quinta-feira (12) com o Prêmio Natureza Gerais na categoria “Melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo setor produtivo”. A cerimônia foi promovida dentro da Reunião do Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), em Belo Horizonte.

Após uma breve apresentação do projeto para os presentes, o analista técnico da Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Minas , Ricardo Tuller, atual responsável pelo ABC Cerrado, recebeu a placa das mãos do diretor geral do IEF, Antônio Augusto Malard, e Rodrigo Franco, subsecretário de gestão ambiental e saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

Projeto ABC Cerrado - Prêmio Natureza Gerais - SENAR MINAS

A partir da esquerda: Rodrigo Franco, Ricardo Tuller e Antônio Malard

Tuller ainda agradeceu aos técnicos de campo que atuaram no projeto e a equipe do Sistema Faemg / Senar Minas , e adiantou que os pilares preconizados pelo ABC Cerrado serão retomados pelo Programa FIP Paisagens Rurais, que inicia as atividades em janeiro de 2020.

A coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da Faemg, Ana Paula Mello, e os analistas Mariana Ramos e Carlos Alberto Oliveira também estiveram presentes. Ana Paula disse que a premiação ser dada ao Sistema Faemg / Senar Minas mostra que meio ambiente e agronegócio caminham juntos.

Projeto ABC Cerrado - Prêmio Natureza Gerais - SENAR MINAS

A partir da esquerda: Mariana Ramos, Ricardo Tuller e Ana Paula Mello

“Estou feliz porque normalmente esse prêmio é entregue para quem trabalha exclusivamente com meio ambiente, mas, ao ser entregue para o setor produtivo, mostra que o agro está inserido no meio ambiente. O ano de 2019 foi difícil para os produtores rurais, mas essa premiação nos dá mais fôlego para entrarmos em 2020 com mais diálogo ainda para buscar soluções”, analisa Ana Paula.

O prêmio

O Prêmio Natureza Gerais é concedido anualmente pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) mediante indicação dos conselheiros do COPAM, onde a Faemg tem assento. Esta é a segunda edição da premiação, que visa valorizar, reconhecer e divulgar ações e projetos que contribuam para a preservação e melhoria da qualidade ambiental no Estado.