Logo CNA

Projeto ABC Cerrado capacita produtores em Poção de Pedras (MA)
29 11 1 0 95472300 1515061044

Uma turma de 30 produtores da pecuária leiteira participaram da capacitação na tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas

29 de novembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) encerrou esta semana uma turma do projeto ABC Cerrado em Poção de Pedras. A turma de 30 produtores rurais que trabalham com a pecuária de leite e de carne na região recebeu, do instrutor Antônio Lobo, orientações técnicas sobre o processo de Recuperação de Pastagens Degradadas durante os últimos quatro meses.

A solenidade de entrega dos certificados teve a participação do secretário-adjunto da Sagrima, Émerson Macêdo, e da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, Rosemeire Freitas. Também estavam presentes à solenidade, o prefeito de Poção de Pedras Júnior Cascaria, o presidente da Câmara de Vereadores Volney Gomes, vários vereadores e secretários municipais, além dos familiares dos produtores envolvidos.

Tecnologias

Assim como os produtores rurais de Poção de Pedras, outros dos demais municípios do Bioma Cerrado estão sendo atendidos por meio das tecnologias que integram o projeto ABC Cerrado: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Áreas Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPL) e Florestadas Plantadas. Essa iniciativa está sendo empreendida pelo SENAR em todo o País desde o ano passado.

No Maranhão, a iniciativa teve grande repercussão no setor rural e tem atraído um número significativo de produtores, devido o compromisso do SENAR em capacitar os produtores interessados em melhorar o desempenho de sua propriedade. O ABC Cerrado prevê acompanhar no estado quatrocentos produtores com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na tecnologia mais adequada à cada necessidade.

“Nós temos a função de levar conhecimento ao produtor rural, mas não fazemos isso sozinhos. Precisamos da parceria de sindicatos, associações, prefeituras ou do Governo Estadual”, afirma Raimundo Coelho, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (FAEMA). Ele acrescenta que é de grande importância para o produtor maranhense receber conhecimento para que o estado cresça e se torne forte no setor. “Não existe nenhum atividade mais nobre do que a produção rural.”

Em sintonia com o presidente, o superintendente do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, lembrou que é necessário que se ponha em prática o conhecimento adquirido. “Sem conhecimento não chegaremos a lugar algum. Espero que tenha ficado muita coisa boa para que a produção rural dê uma alavancada nesta região”, ressaltou ele, prometendo aos produtores interessados uma nova capacitação pelo Programa Empreendedor Rural (PER) que aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural.

O produtor poço-pedrense, Ednaldo Paiva Serra, afirmou ser esse o momento de aprender e manejar bem sua propriedade, tornando a atividade rural mais lucrativa. “È necessário que se alie as práticas conservacionistas ambientalmente corretas aos recursos naturais disponíveis, tornando-os mais produtivos e sustentáveis. E o curso veio ensinar isso, com técnicas de manejo e conservação. O SENAR transmite tecnologia e conhecimento essenciais para o alcance desse objetivo”, destacou Serra.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br