Logo CNA

Programação do SENAR-RS na Expointer 2016 oferecerá oficinas gratuitas ao público
Vitrineleite expointer 0 561104002015150611041

Visitantes poderão participar de atividades envolvendo diversos setores agropecuários

18 de agosto 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) levará para a Expointer 2016 uma programação com oficinas gratuitas de diferentes setores da agropecuária gaúcha, com destaques às Vitrines temáticas. Haverá oficinas de Guasqueiro e de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) com foco na criação de ovinos e bovinos; de Alimentação, ensinando receitas à base de hortaliças, frutas, mel, olivas e milho; pecuária de corte; do Leite, com orientações sobre produção e procedimentos para tornar o sistema de produção mais eficiente e rentável; entre outros destaques. Haverá ainda uma área especial com informações sobre o Curso Técnico em Agronegócio, realizado em parceria com a Rede e-Tec.

“A Expointer é uma das grandes oportunidades do ano em que nos aproximarmos ainda mais do produtor rural, mostrando que ele pode se capacitar e crescer através dos cursos gratuitos oferecidos regularmente pelo SENAR”, afirma o superintendente do SENAR, Gilmar Tietböhl. Confira detalhes das ações que serão levadas para a feira:

Vitrine do Leite

Em sua terceira edição, o espaço oferece oficinas com informações sobre técnicas empregadas na cadeia leiteira do RS para promoção de sua excelência e qualidade. Os visitantes poderão conhecer como é o caminho percorrido pelo leite até chegar à mesa. As oficinas serão diárias: às 10h, 12h, 14h e 16h. A Vitrine contará com uma equipe de técnicos para mostrar ao público receitas elaboradas a partir do leite como principal insumo – 26 receitas no total. O espaço estará localizado no Pavilhão do Gado Leiteiro.

Novidade para este ano, também será realizado no local a peça de teatro “Mimosa na Expointer”. Voltada para o público infantil, a obra conta a história da Vaquinha Mimosa e sua turma, trabalhando de forma lúdica a valorização da cadeia leiteira. A iniciativa é uma promoção do SINDILAT, FUNDESA e SENAR-RS. As apresentações ocorrerão em quatro horários diferentes: 11h, 13h, 15h e 17h.

Oficina de Guasqueiro

Acontecerá próxima à pista do Freio de Ouro, instrutores do SENAR-RS explicarão os princípios básicos da profissão de guasqueiro – técnicas de preparação do couro e confecção de peças utilizadas no cavalo, como laços, encilhas e bainhas de faca. A ocorrer durante os nove dias de feira, a ação é uma parceria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), direcionada especialmente para os trabalhadores da lida com os equinos.

Oficina de Bovinocultura de Corte

A ação ocorrerá diariamente entre as 9h e 18h no Pavilhão da Pecuária, orientando produtores a respeito de itens importantes da cultura, com ênfase ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), desenvolvido no Estado em parceria com a Embrapa. Os visitantes poderão conhecer um aplicativo especial para smartphones, que fornece dicas sobre como otimizar a criação de bovinos na propriedade. O objetivo do espaço é esclarecer aos criadores um conjunto de normas e procedimentos previstos pelo programa para tornar o sistema de produção mais eficiente e rentável. Uma maquete virtual vai simular uma propriedade modelo, que atende as verificações propostas para certificação das Boas Práticas.

Oficina de Ovinos

A iniciativa levará aos visitantes informações a respeito da cadeia produtiva de ovinos com foco no desenvolvimento do setor. Serão abordados pontos que visam especialmente a adequação da propriedade para as boas práticas na produção de ovinos, dando ênfase ao manejo sanitário dos animais. A oficina está prevista para todos os dias da feira, entre 9h e 18h, no Pavilhão de Bovinos de Corte e Ovinos.

O espaço contará ainda com duas ações paralelas entre os dias 29 e 31 de agosto. Uma delas será a oficina de tosquia do tipo tally hi, técnica australiana que permite a esquila das ovelhas de forma mais rápida que o método tradicional, proporcionando maior conforto para os animais e ganho de produtividade. Também ocorrerá um Concurso de Velos entre os produtores, que tem por objetivo promover e reconhecer a excelência da lã gaúcha. O concurso acontece em frente à pista de julgamento de ovinos.

Salão do Empreendedor Rural

Iniciativa inédita da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS através do Programa Juntos para Competir. Durante todos os dias da feira, o espaço contará com uma extensa lista de atividades voltadas a tendências e oportunidades do agronegócio. Localizado no Pavilhão Internacional, o Salão terá palestras para melhoria da atividade em diferentes segmentos produtivos e atendimento especializado ao produtor. Contará com as tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine da Alimentação, além da Arena do Conhecimento, onde o visitante terá acesso a capacitações e troca de experiências, e a Área de Tecnologia, estruturada com cinco espaços específicos que apresentarão, por exemplo, técnicas para melhorar o rendimento do milho. O Salão do Empreendedor Rural irá destacar cinco importantes segmentos do agronegócio gaúcho: apicultura, olericultura, fruticultura, olivicultura e milho.

Vitrine da Alimentação

Localizado junto ao Salão do Empreendedor Rural, o espaço apresentará diariamente oficinas gratuitas, abordando o preparo de receitas saudáveis e diferenciadas. Serão desenvolvidos pratos a partir de hortaliças, frutas, mel, olivas e milho, recursos de valor acessível e facilmente encontrados. Através de uma cozinha montada no local, o público poderá acompanhar o passo a passo de cada receita, recebendo dicas e esclarecendo suas dúvidas no final de cada oficina, que terá duração de 10 minutos. Também haverá um momento para degustação dos pratos. Serão realizadas ao longo de cada dia da feira seis apresentações: às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Assessoria de Comunicação SENAR-RS
www.senar-rs.com.br