Logo CNA

Programas do SENAR Goiás reforçam consciência ambiental
B 0 0 0 10 images clipping 2016 01 janeiro protecao de nascentes orizona 18 09 2015 annevilela 53web 0 779810002015150612411

O lançamento oficial do Programa de Proteção de Nascentes e o Programa Agrinho acontecem nesta quarta-feira, 3

2 de fevereiro 2016
Por Senar

Para dar continuidade ao início de suas atividades de 2016, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR/GO) definiram o cuidado com a água como tema de dois de seus programas. Além da continuidade do programa Proteção de Nascentes, que visa preservar mananciais em todo o estado, o Agrinho, que incentiva a prática pedagógica e a construção de conhecimento, terá como tema: “Água: preservação e uso no campo e na cidade”. O lançamento oficial de ambos acontecerá nesta quarta-feira (3), no auditório da Federação, às 14h30.

O tema será apresentado para presidentes de Sindicatos Rurais, prefeitos, secretários municipais, subsecretários regionais de Educação, gestores escolares e multiplicadores dos programas em anos anteriores. A escolha do tema vem para reforçar a preocupação que a Federação tem com a água, um recurso finito que tem ficado cada vez mais escasso. “Protegendo os nossos recursos hídricos através dos nossos problemas, acredito que a médio e longo prazo podemos reverter a situação em que o nosso país se encontra”, afirma o presidente da FAEG e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Em 2016, o programa Agrinho chega a oitava edição, sempre buscando desenvolvimento de projetos locais que levem à construção de conhecimento com um tema específico. Após lançado o recorte temático, os docentes e discentes o trabalham durante o ano letivo, mirando no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. Este ano, o desafio será ensinar aos alunos como atuar para melhorar o mundo. E, uma novidade: uma categoria extra foi incluída no programa, Agrinho Jovem – Empreendedorismo Sustentável, que abrange Ensino Médio regular e educação de jovens e adultos.

Há também as demais e já tradicionais categorias: Desenho, para educação especial. 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; Redação, para alunos do 3º ao 9º ano; e Escola Agrinho, para docentes e demais agentes escolares. Além da bagagem educacional, os participantes também concorrerão a prêmios, dentre eles viagens técnicas nacionais para conhecer experiências bem-sucedidas.

Em 2015, Goiás foi o estado que mais preservou mananciais através do Programa Proteção de Nascentes, somando, ao todo, o número de 665. A ideia é identificar, mapear e preservar olhos d’água em cada município, impactando positivamente uma propriedade, comunidade ou região, em relação à melhoria de qualidade e da quantidade de água disponível para o consumo e preservação da biodiversidade.

Este ano, a FAEG e SENAR Goiás darão continuidade ao programa. “No mesmo formato, premiaremos o Sindicato Rural que mais proteger nascentes e que apresentar a melhor iniciativa ou projeto de proteção”, explica Douglas Vila Verde, coordenador do Proteção de Nascentes do SENAR Goiás. Os mananciais deverão ser encontrados entre fevereiro e junho e os participantes deverão aplicar os cinco passos do programa: identificar, cercar, limpar a área, controlar erosões e plantar mata ciliar nativa.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.sistemafaeg.com.br

Matérias Relacionadas