Logo CNA

Programa Novas Lideranças Rurais chega a Uberlândia
20160817140813 fileid 8f4af3dd ac2d 4e8b 9949 d5814cd8c71aweb 0 858158002015150611041

O curso aborda temas como agronegócio e atualidades, política, formas de comunicação e expressão e os grandes desafios do setor

17 de agosto 2016
Por Senar

A cada ano, pessoas vêm em busca de mudanças de conceitos, ampliação de novas perspectivas e crescimento pessoal e esta já é a 50ª turma do Programa Novas Lideranças, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG). O curso dividido em 4 módulos traz aos participantes temas como agronegócio e atualidades, política, formas de comunicação e expressão e os grandes desafios do setor.

Com as mudanças constantes da história atual do país, o coordenador sindical da FAEMG Wilson Barros de Moura esclarece que os temas tratados nos módulos são adequados para trazer a reflexão da atualidade.

Segundo ele, todos os anos são realizadas reuniões com os instrutores para debater e inserir novos conteúdos dentro do material que pode ser modificado e, tão importante quanto isto, Wilson explica que é a atualização constante dos instrutores.

“O objetivo do curso é trazer os assuntos como corrupção à tona, tratá-los de uma forma que o Sistema pensa que pode ser feito, dentro da ética, da nossa organização sindical, do Sistema FAEMG/SENAR, para que haja essa reflexão estimulando os participantes a refletirem e perceberem que podem ser agentes de mudanças dentro da sociedade em que vivem.”

Exemplo de que o Novas Liderança vai além, no seu décimo ano já participaram cerca de 1600 pessoas que se tornaram políticos, representantes de classes, presidentes de sindicatos rurais, empresários de sucesso. Conceitos que fazem a diferença.

“Achávamos que não íamos ver os frutos tão cedo e antes mesmo dos 10 anos já vimos à formação de novos líderes. Quando essas pessoas, vindas do nosso curso entram no sistema, elas já compreendem o papel deles como líder e já sabem como agir. É gratificante ver esses resultados, que pensávamos em colher e, que já estão sendo colhidos”, avalia Wilson.

Em busca de novas perspectivas e mudança de carreira, Lilian Mara Borges Jacinto acredita que o Programa será o complemento que faltava na sua profissão.

“Sou zootecnista, professora universitária e sou consultora. Há poucas meses abri uma empresa que vai prestar assessoria e cursos para mulheres do agronegócio que é o Pecuária de Salto Alto, então, esse curso vai fechar um ciclo de mudanças e de novas oportunidades, já que existem poucas empresas neste segmento.”

Ainda para Lilian, já na primeira aula os conceitos mudaram. “A gente não se vê como líder, achamos que fazemos parte de um rebanho e se vendo como líder conseguimos analisar as coisas de uma forma global e não apenas local. É um choque que nos faz querer evoluir. Acredito que ainda vem muita coisa para agregar valor não só profissional como também pessoal e nos fará mudar muitos conceitos.”

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br