Logo CNA

Programa Negócio Certo Rural abre inscrições na Paraíba
Negocio certo rural 1web 0 033401002015150611381

O NCR é um programa do SENAR Brasil em parceria com o Sebrae

1 de julho 2016
Por Senar

O Programa Negócio Certo Rural (NCR) está com inscrições abertas para aulas de empreendedorismo na Paraíba. A intenção é formar 40 turmas em todo o Estado e iniciar as aulas ainda neste mês. As turmas estão condicionadas à demanda das cidades e o público interessado deve procurar o Sindicato dos Produtores Rurais mais próximo de sua cidade para efetuar a inscrição. Para participar do programa, o produtor tem que ter ensino fundamental completo e comprovar vínculo com a propriedade rural.

O Negócio Certo Rural é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo capacitar o pequeno produtor e sua família a gerir as propriedades rurais. Podem participar até dois integrantes da mesma composição familiar, contanto que se associem aos trabalhos no campo.

Desde o início do programa, em 2010, o NCR já firmou dois convênios com a regional da Paraíba, beneficiando mais de 880 produtores em 50 ações já realizadas. Agora será executado o terceiro contrato, contabilizando 40 ações em várias cidades paraibanas. Para o Superintendente do SENAR/PB, Sérgio Martins, esse curso tem dimensões gigantescas e traz benefícios para todos os envolvidos.

“É uma via de mão dupla: o Senar ganha porque levar educação e profissionalização para as pessoas do campo é nossa missão; o produtor ganha porque se capacita e se profissionaliza, obtendo mais oportunidades de melhorias dos resultados; consequentemente, a sociedade também se beneficia, pois com produção mais eficiente, teremos mais demanda e menor preço para a população que consome esses alimentos”, enfatizou o superintendente.

O NCR utiliza uma metodologia que facilita a aprendizagem e melhora o trabalho no campo, utilizando ferramentas simples de gestão onde os participantes aprendem a melhor administrar e desenvolver sua terra. As turmas serão compostas por até trinta pessoas, que vão ter aulas teóricas e práticas. Para o gestor do programa, Gabriel Petelinkar, “esse procedimento de ensino favorece aos participantes uma nova visão sobre negócio e de maneira muito clara. Desde o produtor menos capacitado até o mais instruído tem condições de realizar o gerenciamento da maneira que nós ensinamos”, disse.

O programa oferece certificação com carga horária de 46h para os participantes, sendo 40h de conteúdo teórico, 2h de acompanhamento individual em sala e 4h de acompanhamento por propriedade. No final do curso, o produtor monta seu próprio plano de negócio baseado nas necessidades de sua propriedade.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEPA/SENAR-PB
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas