Logo CNA

Programa Mapito é bem avaliado por parceiros e técnicos do SENAR
03 02 2016 0 218109002015150612411

O projeto é desenvolvido no médio sertão maranhense e atendeu em dois anos mais de mil produtores rurais

3 de fevereiro 2016
Por Senar

Gestores da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (SENAR) , reuniram-se com técnicos do SENAR Brasil e com Sebrae nacional e regional, para juntos avaliarem os resultados do Mapito, implantado em 2014, na região do médio sertão maranhense com vistas a desenvolver as cadeias produtivas do leite, peixe, (piscicultura), abacaxi, apicultura e ILPF, (integração, lavoura, pecuária floresta), a mais de mil produtores rurais atendidos pelo programa.

A reunião contou com a presença de Raimundo Coelho, (presidente Faema), Luiz Figueiredo, (superintendente SENAR/MA ), Hilton Coelho, (superintendente da Faema), Epitácio Rocha, (Gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do SENAR ), Válter Monteiro, (gerente de agronegócios do Sebrae-MA), Vitor Ferreira, (gestor do Mapito do Sebrae Nacional) e Rubens Oliveira, (coordenador de assistência técnica e gerencial do SENAR Brasil ).

Na oportunidade, Luiz Figueiredo apresentou aos presentes todo o trabalho feito pela equipe SENAR com os resultados alcançados realizados no âmbito da assistência técnica de forma pioneira em todo o Brasil.

“Fizemos aqui uma explanação do que fizemos ao longo desses dois anos com a certeza de que fizemos o melhor da assistência técnica em todas as cadeias que envolvem o Mapito”, afirmou Figueiredo.


Viagem

De São Luís, o grupo partiu à Presidente Dutra, seguindo até Barão de Grajaú, onde encerraram a visitação. A iniciativa partiu de ambas as instituições cuja parceria se fortaleceu durante a implantação do programa Mapito – assistência técnica e extensão rural com meritocracia – que atendeu aos produtores rurais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins), que atualmente se destacam em investimentos da agricultura maranhense.

Acompanhados por produtores rurais, presidentes de sindicatos e técnicos dos SENAR , o grupo comprovou o investimento feito pelo SENAR e Sebrae, por intermédio do Mapito, “que os deixou satisfeitos com os resultados alcançados”, aponta o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural – Epitácio Rocha, apostando na continuidade do programa tanto por sua qualidade quanto pelo potencialidade da região onde foi implantado.

“O Maranhão fez um trabalho excelente dentro da assistência técnica, por isso quero parabenizar tanto o presidente da Faema, Raimundo Coelho, quanto o superintendente do SENAR , Luiz Figueiredo por terem escolhidos uma equipe de técnicos que executaram com grande êxito as ações que a gente queria”, declarou Rubens Gomes de Oliveira, coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Brasil , ao se deparar com o trabalho realizado pela equipe do SENAR nos municípios que receberam este tipo de empreendimento.

O gestor do Mapito do Sebrae Nacional, Vitor Ferreira disse que o Senar tem o efeito mobilizar muito forte junto aos produtores rurais. “A gente já conferiu resultados bem práticos de ganhos e renda de famílias atendidas pelo programa Mapito e a nossa vinda aqui é justamente para conhecer essas ações, ampliarmos para projetos futuros, e até estender a outros estados”, afirmou Vitor.


Mapito

O programa Mapito tem como objetivo estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados baseado no mérito aos produtores das classes ‘C’ e ‘D/E’, potencial, que englobe todos os processos da cadeia produtiva da propriedade possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental e o processo da gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade.

Vinte municípios maranhenses são atendidos pelo Mapito, todos incluídos na região do médio sertão: Governador Archer, Presidente Dutra, Tuntum, Santa Filomena, Graça Aranha, São Domingos do Maranhão, Governador Luiz Rocha, Fortuna, Jatobá, Buriti Bravo, Colinas, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Sucupira do Riachão, Barão de Grajaú, S. João dos Patos, Paraibano, Pastos Bons, Sucupira do Norte e Mirador.

Assessoria de Comunicação SENAR/MA
http://senar-ma.org.br/

Matérias Relacionadas