Logo CNA

Programa Integra SENAR chega ao Amazonas
Img 2287web 0 0 622663002015150611731

O chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR Brasil, , Luís Tadeu Prudente Santos, esteve nesta semana, na sede da Administração Regional do Amazonas

20 de maio 2016
Por Senar

O chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Luís Tadeu Prudente Santos, esteve nesta semana, na sede do SENAR Amazonas, em Manaus, no Amazonas, para uma reunião do programa Integra SENAR com o objetivo de debater ações para o desenvolvimento da Rede e-Tec Brasil no Amazonas.

A superintendente do SENAR/AM, Jen´s Alves, lembrou que o SENAR aderiu ao projeto Rede e-Tec do Mistério da Educação em prol da educação formal a distância com o Curso Técnico em Agronegócio. “Implantamos o polo em Autazes que contempla toda a região. Estamos estudando ainda a possibilidade de abrirmos mais polos futuramente, a partir de um estudo técnico detalhado”, explicou.

A Rede e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação – MEC instituído pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD).

Segundo Luís Tadeu, é preocupação do SENAR o ensino das ferramentas de gestão no âmbito rural além técnica. “Três elementos são importantes no Ensino da Educação a Distância (EAD): a capilaridade, quantidade e a tecnologia”, ressaltou. Atualmente, o programa vem sendo desenvolvido no Amazonas através do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural do estado numa experiência (piloto), no município de Autazes.

Ainda segundo a superintendente, é preciso ter uma economia de base para se desenvolver um polo. No entanto, o ‘Curso Técnico em Agronegócio’ oferecido em Autazes, é para capacitar os profissionais para gerir uma propriedade, "então o município tem um potencial muito grande com as indústrias de laticínio", enfatizou.

Para participar do curso, o aluno deve passar por um processo seletivo e ter ensino médio completo. Com carga horária de 1230 horas, as aulas são divididas em aulas práticas em propriedades rurais e em aulas teóricas.

Assessoria de Comunicação do SENAR/AM
www.senar-am.org.br