Logo CNA

Programa Gestores Rurais inicia em Chapecó
Turma de chapeco iniciou o programa no mes de setembro 0 484860002015150610731

Promovido pelo SENAR-SC, o curso visa capacitar empresários rurais para a gestão de pessoas nas propriedades

3 de outubro 2016
Por Senar

Aperfeiçoar os gestores rurais para administração das propriedades rurais adotando princípios da gestão democrática e participativa de maneira sustentável, diminuindo a rotatividade de funcionários e auxiliando no aumento dos indicadores de resultados. Esse é o objetivo principal do Programa Gestores Rurais (GR) promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

A iniciativa foi criada em 2015 pelo SENAR Paraná para atender a demanda solicitada pela empresa BRF Foods, inicialmente para as cadeias de suínos e aves. Atualmente é aplicável em todas as cadeias produtivas. A terceira turma do programa em Santa Catarina iniciou em Chapecó e reúne cerca de 15 produtores rurais integrados a BRF.

De acordo com o instrutor, Valdir Airton Ramthum, o curso visa capacitar os empresários rurais para a gestão de pessoas nas propriedades. “A área de recursos humanos é muito vasta. Os profissionais têm domínio da parte operacional com conhecimento técnico de altíssimo padrão, mas no relacionamento com as pessoas ainda existem dificuldades. O SENAR/SC pretende auxiliar na melhora dessa condição por meio da capacitação”, explicou.

Ramthum destacou que o programa motiva os empresários rurais a implantar soluções tanto na parte técnica como operacional a partir da elaboração de um novo modelo de gestão de pessoas. “Eles saem do treinamento com uma nova cultura organizacional muito mais profissional e organizada”.

A estrutura do programa compreende 80 horas/aula, divididas em 10 encontros, com duração de oito horas, totalizando aproximadamente três meses. A iniciativa aborda a gestão de pessoas na propriedade rural; como conhecer a equipe de trabalho; relacionamento de equipe e comunicação; processo de feedback; provisão de recursos humanos; integração e aprendizagem; rotinas de trabalho; geração e análise de informações; planejamento estratégico e plano de ação.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os empresários rurais devem ser treinados para que obtenham colaboradores que possuam prazer em desempenhar suas funções. “Hoje, as empresas não têm mais condições de tratar os empregados como componentes substituíveis. Agora, elas devem reconquistar o comprometimento e criar incentivos para retê-los”, realçou o superintendente.

Tatiane Mirian Brescoviski Vanin é produtora rural de aves na Linha Gramados, em Águas de Chapecó, oeste de Santa Catarina. A família é integrada há 10 anos da BRF e produz anualmente cerca de 108 mil frangos, divididos em seis lotes. Tatiane não possui funcionários, o trabalho é dividido entre ela, o esposo e a filha que auxilia em algumas atividades.

Segundo a produtora mesmo sem ter colaboradores externos sentia dificuldades com relação a gestão da propriedade. “Não tínhamos o hábito de delegar tarefas e nem de fazer o feedback. Com as orientações repassadas no curso começamos a compreender melhor esses processos e a implementá-los. Já sentimos uma grande diferença. O trabalho rende mais e a produtividade melhorou”, relatou.

O produtor rural Jones Paulo Gasparettoproduz aves e gado de leite em Sede Figueira, interior de Chapecó. Segundo ele, há 60 anos o avô iniciou a produção passando de pai para filho. A família é integrada da BRF há 40 anos. Gasparetto explicou que o Programa Gestores Rurais está possibilitando na melhor visualização das escolhas tomadas no dia a dia. “É uma excelente troca de experiências. Aprendemos como escolher a pessoa adequada para cada função e isso diminui a rotatividade de colaboradores. Está sendo muito produtivo. Tenho certeza que sairemos daqui muito mais esclarecidos”, afirmou Gasparetto.

Assessoria de Comunicação SENAR-SC
www.senar.com.br