Logo CNA

Programa Gestores Rurais inicia duas turmas em Videira
Gestores rurais sc 1 0 262100002015150610621

Iniciativa tem como foco aperfeiçoar os gestores rurais para administração de suas propriedades

28 de outubro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR-SC) começou a desenvolver neste ano o Programa Gestores Rurais (GR). A iniciativa foi criada em 2015 pelo SENAR Paraná e tem como foco aperfeiçoar os gestores rurais para administração de suas propriedades. O programa estimula a adoção de princípios da gestão democrática e participativa de maneira sustentável, diminuindo a rotatividade de funcionários e auxiliando no aumento dos indicadores de resultados.

Três municípios catarinenses já participaram do GR: Concórdia, Palmitos e Chapecó. Neste mês iniciaram duas turmas em Videira com a participação total de 36 produtores. O instrutor Lorival Zanluchi é o responsável por ministrar os encontros.

De acordo com o gerente de agropecuária da BRF de Videira, Cesar Pascual, o programa é fundamental para garantir a sustentabilidade dos produtores integrados de aves e suínos. “Propicia um conhecimento aprofundado na área de gestão preparando os gestores rurais para fazer a administração de seu negócio com foco na gestão de pessoas, nas técnicas de manejo e na viabilidade econômica do negócio atual e pensando no futuro. O sucesso da BRF é o sucesso dos integrados o qual está sendo viabilizado por meio dessa excelente parceria com o SENAR/SC”, salientou.

Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a iniciativa surgiu para atender a demanda solicitada pela empresa BRF Foods, inicialmente para as cadeias de suínos e aves. “Atualmente é aplicável em todas as cadeias produtivas”, destaca.

A estrutura do programa compreende 80 horas/aula, divididas em 10 encontros, com duração de oito horas, totalizando aproximadamente três meses. A metodologia de trabalho aborda a gestão de pessoas na propriedade rural; como conhecer a equipe de trabalho; relacionamento de equipe e comunicação; processo de feedback; provisão de recursos humanos; integração e aprendizagem; rotinas de trabalho; geração e análise de informações; planejamento estratégico e plano de ação.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os empresários rurais devem ser qualificados para que sejam gestores capazes de motivar seus colaboradores no desempenho de suas funções. “É importante identificar as afinidades de cada trabalhador para que a mão de obra seja aplicada de maneira correta, proporcionando, tanto qualidade de vida e bem-estar ao colaborador, quanto melhor produtividade ao gestor rural."

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas