Logo CNA

Programa estimula o autocuidado em produtoras rurais do interior de Itaiópolis
03 20 0 194996002015150610831

Saúde da Mulher Rural atendeu mais de 150 mulheres em ação nesta quarta-feira

16 de setembro 2016
Por Senar

Vânia Siemmer é moradora da comunidade de Moema no interior do município de Itaiópolis. Filha de produtores rurais, nasceu e cresceu no campo. Na fase adulta, foi diagnosticada com câncer no endométrio. Após realizar cirurgia e passar por um período de tratamento, superou a doença e hoje serve de exemplo para outras mulheres. “Se eu, que sempre fiz os exames preventivos, desenvolvi a doença, imagina os riscos que correm as mulheres que têm um acesso mais limitado a esse tipo de serviço e informação”, comentou.

Nessa semana Vânia, a mãe Sueli e mais de 150 produtoras rurais participaram do programa especial “Saúde da Mulher Rural”, na comunidade de Moema. A iniciativa desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) em parceria com a Secretaria de Saúde e o Sindicato Rural de Itaiópolis, teve como objetivo orientar as mulheres do campo sobre a importância em cuidar da saúde e prevenir o câncer do colo de útero e outras doenças.

“Eu acho fantástico esse tipo de iniciativa. Nasci e me criei no campo e sei que antes isso não existia. A mulher, para ter acesso a esse tipo de conhecimento, tinha que ir para os grandes centros”, lembrou Vânia.

Para a produtora, o programa promove o acesso à saúde de maneira didática, agradável e interessante. “A iniciativa veio suprir essa necessidade, além de oportunizar um momento diferenciado, com diversão e interação entre as mulheres da comunidade”, considerou Vânia.

Vanessa Ferreira é enfermeira chefe do posto de saúde da unidade de Moema. Segundo ela, desde 2009 são desenvolvidos eventos de conscientização e promoção de saúde. Porém, há um ano, quando iniciou a parceria com o SENAR/SC e o Sindicato Rural de Itaiópolis, as ações ganharam força e foram intensificadas. “Junto com o SENAR/SC conseguimos atingir um número maior de mulheres. Isso é muito importante porque quanto mais participações tivermos maior será o alcance e mais mulheres se sentirão estimuladas ao autocuidado”, afirmou.

De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss, as expectativas do programa foram atendidas. “A adesão foi melhor do que imaginávamos. Conseguimos oportunizar um momento diferente em que as mulheres aliaram a promoção de saúde com um momento de lazer e descontração”, declarou.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que o evento é voltado para mulheres rurais que nunca fizeram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos. “A intenção é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitude, favorecendo para uma melhor qualidade de vida”.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que o programa visa estimular os cuidados com a prevenção de doenças em todas as famílias rurais. “Nossa preocupação é reduzir o número de vítimas do câncer. Por isso, é necessário chamar a atenção para o diagnóstico precoce das doenças tanto nas mulheres como também nos homens. A saúde no campo é a saúde do Brasil”.

NOVA DATA

No dia 22 de setembro (quinta-feira), será a vez das produtoras rurais de Papanduva participarem da programação do programa especial “Saúde da Mulher Rural”. As mulheres terão acesso a exames Papanicolau, atendimento no espaço beleza, palestras educativas e kits saúde, além de lanche e almoço.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas