Logo CNA

Programa destaca importância da prevenção à saúde feminina
Projeto utero e vida 2 0 305046002015150611281

SENAR Santa Catarina realiza edição do útero é Vida nos municípios de Timbó Grande, Calmon e Macieira no meio oeste catarinense

18 de julho 2016
Por Senar

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil. Para orientar as produtoras rurais sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir contra o câncer do colo do útero, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promove esta semana o Programa “Útero é Vida” nos municípios de Timbó Grande, Calmon e Macieira no meio oeste catarinense.

Timbó Grande é o primeiro município a participar da iniciativa, o evento está marcado para esta terça-feira (19). A segunda turma será em Calmon na quarta-feira (20) e, na quinta-feira (21) o programa acontece em Macieira. A iniciativa conta com o apoio dos Sindicatos Rurais de Lebon Régis, Caçador e Água Doce.

O supervisor do SENAR/SC na região meio oeste, Diego Machado Visintin, destaca que programação dos eventos contemplará exames Papanicolau, atendimento das mulheres do espaço beleza, palestras, distribuição de lanches e entrega de kits. “As ações são desenvolvidas para envolver as mulheres em atividades recreativas, esclarecer dúvidas e aumentar a autoestima”, complementa.

O câncer do colo de útero é um dos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Em geral, a doença se manifesta de maneira lenta e pode não apresentar sintomas, por isso, quanto mais cedo for detectada e tratada, há mais chances de cura.

PROGRAMA

O público-alvo do programa é constituído por mulheres rurais que nunca realizaram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos. O objetivo do programa é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando informações que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, realça que embora o foco seja a mulher, o objetivo é estimular os cuidados com a prevenção de doenças nas famílias rurais. A preocupação do Senar é reduzir o número de vítimas do câncer, por isso é preciso chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença. “Além de identificar outras inflamações no colo do útero, o exame Papanicolau é o mais eficiente na prevenção e no diagnóstico precoce desta doença”, explica.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas