Logo CNA

Programa de Saúde do SENAR/MS leva atendimento preventivo a 200 pessoas no Pantanal
12178 evento corumba publico 0 42830600 1515060953

Iniciativa oferece atendimentos clínicos preventivos do câncer de próstata e de colo do útero

20 de abril 2017
Por Senar

“É muito gratificante acompanhar o resultado de um trabalho feito com tanto empenho e que reuniu diversos parceiros preocupados em oferecer serviços preventivos de saúde para o homem e a mulher do campo”. A afirmação feita pela diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido de Souza, na manhã desta quarta-feira (19), na abertura da 2ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em Corumbá.

A iniciativa contou com apoio do Sindicato Rural de Corumbá, Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro e Fazenda Novo Horizonte. No total, 200 pessoas receberam serviços de saúde, como: coleta de sangue para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de toque e consulta com médicos urologistas, coleta de preventivo em mulheres, vacinação para crianças e adultos, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e orientações odontológicas.

O superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, reforçou a missão da instituição em proporcionar conhecimento, educação e saúde para a população do homem do campo. “Estamos muito satisfeitos pela participação de toda comunidade, assim como o apoio recebido dos parceiros. Este projeto é realizado pela segunda vez aqui no Estado e já comprova o quanto é importante atuar em ações preventivas de saúde para toda comunidade rural”, observa.

Representatividade sindical – o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, lembra que a mobilização foi realizada durante 90 dias de muito trabalho, para atender as comunidades com maior dificuldade de acesso à cidade. “A ajuda dos parceiros possibilitou local para atendimento, equipe de saúde, caminhões e ônibus para transportar moradores da Nhecolândia, Abobral, Comunidade da Manga, Passo do Lontra e Carandazal. Muitas das pessoas que estão aqui hoje, ficam até seis meses sem acesso a consultas médicas ou dentistas, por isso, nós do sindicato rural estamos gratificados em exercer nosso papel de interlocutores com a comunidade urbana e rural”, argumenta.

O médico urologista, Marcelino Ibrahin, destacou um dos fatores mais positivos da ação realizada em Corumbá: “O que mais chamou a atenção foi a participação expressiva da população rural e como chegaram com tranquilidade, dispostos a buscar informações preventivas ou entender melhor como age o câncer de próstata. Antes do atendimento realizamos uma palestra de conscientização que deixou os pacientes mais tranquilo em realizar exames”, relata o especialista que é membro da Sociedade Brasileira de Urologia, uma das parceiras da ação. “É importante esclarecer a comunidade que os cuidados preventivos e o tratamento precoce da doença beneficiam toda a família, pois, é uma doença silenciosa e que se não for cuidada a tempo pode ter consequências fatais”, conclui.

Para atingir o maior número de moradores possível, a organização do evento disponibilizou serviços para atender toda a família, dentre eles: Espaço da Beleza, recreação para crianças com brincadeiras pedagógicas e prática de esportes, emissão de documentos e do Cartão do Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas