Logo CNA

Programa “Com Licença Vou à Luta” desperta empreendedorismo das mulheres do meio rural
05 3web 0 423678002015150611641

A iniciativa aborda temas como empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança.

3 de junho 2016
Por Senar

Para desenvolver a competência na gestão dos negócios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc/SC), iniciou novas turmas do programa “Com Licença Vou à Luta”, na região sul do Estado. A iniciativa aborda temas como empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança.

O município de Forquilhinha começou a segunda turma do programa, que é desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Meleiro e a Prefeitura. As atividades são conduzidas pela prestadora de serviço de instrutoria Bernadete Luiza Bortolotto e integram 16 mulheres. “A segunda turma foi possível em função dos resultados positivos e do sucesso da primeira, que concluiu no mês de maio”, observa a supervisora do Senar/SC na região sul, Sueli Silveira Rosa.

A comunidade de Enseada de Brito, localizada no município de Palhoça, iniciou na última quinta-feira (2), mais uma turma do programa em parceria com o Sindicato Rural de Florianópolis. De acordo com a prestadora de serviço de instrutoria Marinei Sabadin, o grupo é bastante coeso e participativo. “Todas estão satisfeitas com os resultados apresentados”, destacou.
Em Jaguaruna, as atividades iniciam na terça-feira (7) com 15 mulheres da área pesqueira. Os encontros do programa acontecerão na sede do Sindicato Rural e serão conduzidos pela prestadora de serviço em instrutoria Bernadete Luiza Bortolotto.

“O programa tem feito a diferença no meio rural, despertando lideranças e o espírito empreendedor nas mulheres. Muitos projetos empreendedores estão vinculados às atividades que já desenvolvem na propriedade, como artesanatos, produção de leite, queijo, massas, hortaliças e outros. Além disso, comercialização, levantamento de preços, estudo de mercado e visão empreendedora são assuntos abordados pelo programa”, observou Sueli.

Programa

A iniciativa foi criada especialmente para as mulheres do campo, pois com noções de gestão, elas ajudam a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família e/ou empresária rural.
“A intenção é elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, além de proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. Tudo isso contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão”, enfatizou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Para participar é preciso ter a 4ª série do ensino fundamental completo, ter mais de 16 anos, ser produtora rural, de pequeno ou médio porte, e estar envolvida na administração da propriedade ou ter sob sua responsabilidade a gestão da atividade.

Assessoria de Comunicação do SENAR
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas