Logo CNA

Programa Campo & Saúde capacitou quase 10 mil participantes no Rio Grande do Sul
77060913529889web 0 367728002015150612221

Foram 200 palestras até o mês de fevereiro, envolvendo 9.671 pessoas atendidas em 96 municípios do Estado

8 de março 2016
Por Senar

Foram apresentados na tarde desta terça-feira (8/3) os resultados do primeiro ano do Programa Campo & Saúde, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) e Bayer, com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Voltada ao público do meio rural, a iniciativa promoveu 200 palestras até o mês de fevereiro passado, envolvendo 9.671 pessoas atendidas em 96 municípios do Estado. Os encontros levaram informações sobre o uso seguro e adequado de defensivos agrícolas e a exposição ao sol. A apresentação dos números ocorreu no estande do Sistema Farsul, durante a programação da Expodireto Cotrijal 2016.

O programa Campo & Saúde surgiu após a alta demanda levada por produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, que procuravam cursos do SENAR/RS a respeito de temas como segurança, saúde e bem estar no campo. Cursos como Aplicação Correta e Segura de Agroquímicos, com 420 edições realizadas no período somente em 2014. Outro assunto solicitado pelo público rural foi o câncer de pele, relacionando à questão da exposição solar durante o trabalho na lavoura.

Lançado durante a última edição da Expodireto, o projeto concluiu seu primeiro ano em fevereiro passado, atendendo 20% das cidades gaúchas. Todos os encontros somaram cerca de 1080 horas de conteúdo. Os Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado também foram parceiras para o circuito de palestras, que foram ministradas por técnicos especialistas do SENAR/RS. Além de poder conferir o conteúdo, o público também kits especiais, como boné árabe, protetor solar, protetor auricular e óculos de sol.

 Presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto

Em 2016, o programa ganhará continuidade, seguindo a oferecer as palestras gratuitas que podem ser solicitadas pelos sindicatos parceiros da instituição. “A experiência do primeiro ano nos fez aprimorar ainda mais nossas informações a serem repassadas aos produtores, meio em que o índice de cuidado precisa evoluir. O meio rural ainda é muito carente de informação e de consciência de cuidados pessoais, seja no uso de equipamentos nocivos, quanto aos cuidados com a pele”, comentou o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto.

Marcos Cernescu, gerente regional da Bayer, esteve presente no encontro realizado nesta terça-feira. Para ele, a parceria com o SENAR/RS evidencia a preocupação da empresa não somente com a qualidade de seus produtos, mas também com o bem estar do produtor rural. “Através de iniciativas como o Campo & Saúde, buscamos conscientizar produtores e aplicadores sobre questões ligadas à segurança e à saúde. Logo, vemos a parceria com bons olhos, pois se trata de uma importante ferramenta nesta missão social da Bayer”.

Para Osmar Kunztle, produtor de soja, milho e leite em Santa Bárbara, acompanhou a apresentação do Campo & Saúde no estande da Farsul. Atraído pelos temas abordados no programa, ele disse que irá procurar o Sindicato Rural de sua cidade para acompanhar as próximas palestras. “Até vou levar meu filho de 16 anos, já que futuramente ele estará à frente da nossa propriedade. São temas muito importantes para difundir entre a família e evitar problemas graves de saúde, como o câncer”.

Durante a apresentação dos números do Programa Campo & Saúde, os visitantes receberam kits do mesmo tipo entregue nos encontros da iniciativa.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
Fotos: Emerson Foguinho
www.senar-rs.com.br

Matérias Relacionadas