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Programa Agrinho realiza seminários para professores do Paraná
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A iniciativa é reconhecida internacionalmente

23 de maio 2016
Por Senar

“A mudança de paradigma na educação não se dá por decreto”. A frase da doutora em educação Marilda Aparecida Behrens teve como destino os professores da rede pública estadual de ensino que participaram, na primeira quinzena de maio, em Curitiba, de uma capacitação para utilização da metodologia do Programa Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR).

A professora ministrou a palestra “Metodologia de projetos como procedimento para aprender e ensinar gerando produção do conhecimento numa visão complexa”. Segundo Marilda, hoje o modelo cartesiano de educação que norteia as práticas pedagógicas da maioria das escolas e universidades se baseia em quatro ações: escute, leia, decore repita. Esse paradigma tradicional de educação, segundo ela, é bom para formar “alunos papagaios”, que repetem aquilo que aprendem, mas que não interiorizam este conhecimento.

Segundo ela, para mudar esse paradigma é necessário levar essa discussão para a classe docente, para que a ideia amadureça. Por isso a importância do contato com os professores que participam do Programa Agrinho. “Se o professor não entende a concepção que está caracterizando aquela prática, ele não muda. A mudança não se dá por decreto”, atesta.

A proposta da educadora é que os presentes busquem uma visão interdisciplinar, fugindo do modelo tradicional em voga, que divide o conhecimento de forma artificial, em ciências humanas, ciências jurídicas e exatas “Hoje nós ensinamos o fragmento do fragmento do conhecimento para o aluno. Trabalhamos um conteúdo tão isolado, tão fragmentado, que não tem sentido para aquele aluno”, comenta. Segundo ela, é necessário hoje interligar estas diferentes áreas do conhecimento e adotar um novo paradigma de educação, que reconecte a visão racional com a visão emocional.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR
www.sistemafaep.org.br

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