Logo CNA

Professores de 40 municípios de Mato Grosso do Sul serão capacitados para trabalhar com o Agrinho 2016
Professores 0 219684002015150612301

O programa de responsabilidade social do SENAR/MS funciona desde 2014 e já atendeu mais de 60 mil estudantes da rede pública

26 de fevereiro 2016
Por Senar

O projeto Agrinho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) iniciou, nesta semana (22/02), as capacitações de professores que atuarão na edição 2016, em 40 municípios de Mato Grosso do Sul. A meta do programa é atender 348 escolas estaduais e municipais e envolver 120 mil alunos do 1º ao 9º ano (ensino fundamental).

Na primeira semana de qualificação foram atendidos os municípios de Itaporã, Maracaju, Ivinhema, Bandeirantes e Costa Rica. O programa de responsabilidade social foi implantado em 2014 pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária, com 31,5 mil estudantes atendidos e aumentou em quase 100%, o alcance em 2015, chegando a 60 mil.

De acordo com a coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, o cronograma de trabalho foi positivo com cerca de 800 professores atendidos em cinco municípios. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados nesse começo de capacitação e pedimos o apoio dos municípios participantes, já que o ano letivo começou na maior parte do Estado. Então quanto mais rápido agendarmos e concluirmos os treinamentos, mais tempo os educadores terão para trabalhar o material paradidático do Agrinho”, destaca.

Criado pela regional do SENAR no Estado do Paraná há 20 anos, o Agrinho está presente hoje em sete unidades da federação (MS, GO, DF, CE, ES, RS e PR) e tem a finalidade de desenvolver nas escolas públicas rurais e urbanas os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecidos pelo Ministério da Educação: Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco em sustentabilidade e conexão campo cidade, como eixos norteadores de todas as temáticas para o fortalecimento da consciência crítica, criativa e reflexiva dos alunos.

Parcerias dos Sindicatos – A presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel, afirma que a rede pública de ensino na região está animada para trabalhar com o material didático. “Nós do sindicato estamos satisfeitos em ter aderido ao Agrinho, pois comprovamos o comprometimento com a educação e com os estudantes. O material do professor e do aluno foi produzido com muita qualidade e prestigiou profissionais de Mato Grosso do Sul, que contribuíram para a formação da nossa história, cultura e educação”, avalia.

Já o delegado do sindicato rural em Bandeirantes, Janes Bernardino Lyrio, considera que o programa do Senar/MS contribuirá para formação de cidadãos conscientes do papel que a agropecuária ocupa no país. “Aqui em Bandeirantes agarramos a oportunidade de desenvolver o programa com unhas e dentes, pois, entendemos que a educação transforma e liberta. Nossas crianças são pedras brutas, que se forem lapidadas com educação, se tornarão joias preciosas”, argumenta.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senar.org.br

Matérias Relacionadas