Logo CNA

Produtores participam de capacitação em proteção e recuperação de nascentes
20161107114516 fileid nascentes 1 interna 0 480231002015150610571

Curso foi realizado no município de Tarumirim, no Vale do Rio Doce

8 de novembro 2016
Por Senar

O SENAR Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tarumirim, promoveu o curso Recuperação e Proteção de Nascentes na comunidade do Córrego da Esperança, no distrito de Vai-Volta.

“O objetivo do curso foi fazer um trabalho de conscientização dos participantes. O que também fizemos foi sensibilizar os produtores rurais, por meio de ações teóricas e práticas, a respeito da exploração consciente das nascentes dos rios como fonte de qualidade de vida”, explicou o instrutor Rodolfo Sinnis Mota.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tarumirim, Renato Abib, esteve no encerramento e falou da importância de se proteger as nascentes. “As nascentes são fonte de água para o homem do campo, e quando não protegidas tendem a diminuir significativamente a sua vazão, podendo até desaparecer. Daí a importância dessa ação aqui no Sítio Boa Conquista”, destacou.

Para o gerente regional do SENAR em Governador Valadares, Ulisses Silveira, se não houver a proteção das nascentes, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos aqueles que dependem dela para sobreviver. "Com o Curso Recuperação e Conservação de Nascentes os produtores recebem informações importantes sobre a formação de nascentes e o panorama atual delas. Além disso, aprendem como recuperar e conservar as nascentes e as técnicas utilizadas para a conservação do solo", destacou.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas