ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Produtores maranhenses viram empreendedores após capacitações do SENAR
Publicacao 0 912225002015150611291

São negócios variados, de olericultura à fruticultura. O sucesso, garantem eles, veio graças ao apoio do SENAR

14 de julho 2016
Por Senar

Depois de participar dos cursos de Olericultura, Irrigação, Criação de Galinha, Fruticultura e Associativismo, um grupo formado por 16 beneficiários das comunidades Juçaral dos Pretos, Carro Quebrado e Sangradouro em Presidente Juscelino sentiram-se capacitados para seguir em frente e começar o próprio negócio.

Hoje eles comemoram. E com a plantação de maracujá, mamão, vinagreira, banana, pimentinha, cheiro-verde, couve e pepino, os pequenos produtores se autossustentam e comercializam com a prefeitura por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal, para o incremento da merenda escolar no município.

De acordo com os participantes do projeto, tudo começou depois que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, juntou-se à prefeitura de Presidente Juscelino e promoveu as capacitações. Na sequência, houve a ministração da palestra intitulada “Aqui tem Fruta”, cujo intuito foi sensibilizar os pequenos produtores do município para a importância do fortalecimento da produção de alimentos como geração de emprego e renda para as pessoas do meio rural.

Assistência técnica

Com o apoio da prefeitura local e a presença do profissional que presta assistência técnica, continuamente, os produtores de alimentos pretendem ampliar o projeto e pensam até em criar galinhas para melhorar a renda e adquirir maior lucratividade.

“A gente não sabia de nada. Com o conhecimento que adquirimos no curso conseguimos melhorar a nossa plantação e a nossa renda. O que aprendi abriu a minha mente”, disse Celestina Costa dos Santos enquanto recebia o certificado do curso de Corte e Costura, o último da série iniciada em 2014 pelo SENAR.

Aparecida Costa é outra beneficiada. Ela conta que plantava mandioca, assim como os demais. Mas foi na fruticultura que viu perspectivas de melhoria. “Os cursos de fruticultura e olericultura me fizeram ver perspectivas, vontade de continuar. Hoje me sinto mais segura”, disse ao superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, ao presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, Raimundo Souza, ao secretário de Agricultura Municipal, José Ribamar Coimbra Júnior e ao engenheiro agrônomo que acompanha os trabalhos dos produtores, Raimundo João Andrade Segundo.

“O projeto ‘Aqui tem Fruta’ iniciou em 2013 quando conhecemos a experiência chamada ‘Quintal produtivo’, a partir daí, viemos nas comunidades, identificamos os potenciais produtores e logo em seguida, chamamos o SENAR para fazer a capacitação, porque acreditamos que qualquer trabalho feito com os produtores, precisa de uma base”, ressaltou o secretário de Agricultura de Presidente Juscelino, José Ribamar Coimbra Júnior, se referindo ao trabalho prestado pelo Senar para a qualificação dos pequenos produtores.

Para Luiz Figueiredo, a parceria para o desenvolvimento de projetos como este são essenciais. “Quase todos os trabalhos que temos feito são em parceria. E aqui, temos o Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário e a prefeitura de Juscelino, que mantém uma Secretaria de Agricultura atuante e sempre procura as necessidades das comunidades rurais e traz o SENAR como aliado para fazer a capacitação. A prefeitura criou oportunidade e trouxe insumos básicos, e temos aí um resultado magnífico de plantação de banana e de maracujá, assim como outros dois projetos que deram certo”, declarou o superintendente.

Assessoria de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br