Logo CNA

Produtores do programa Mais Leite participam da Dinapec 2016
Dinapec2016 ms 0 157022002015150612201

O evento segue até esta sexta, 11

11 de março 2016
Por Senar

Os produtores rurais atendidos pelo programa Mais Leite, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nos municípios de Bandeirantes e Pedro Gomes participaram nesta quinta-feira (10) das atividades programadas no segundo dia da Dinapec – Dinâmica Agropecuária, promovida pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O evento segue até esta sexta, 11, apresentando aos interessados as principais novidades tecnológicas do setor.

No total, seis caravanas visitarão a feira tecnológica e terão acesso aos roteiros tecnológicos voltados para pecuária, além de oficinas ministradas com instrutores do SENAR/MS, sobre Primeiros Socorros e Regulagem e Utilização de Pulverizador Tratorizado. Os produtores participam do programa de bovinocultura de leite oferecido pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial que tem a finalidade de fomentar a profissionalização e rentabilidade da produção leiteira.

De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a realização das caravanas é uma forma de possibilitar aos produtores, acesso à informação e tecnologia, que muitas vezes passa despercebida no cotidiano de trabalho. “Participar da Dinapec é uma chance de conhecer o que há de mais moderno, em termos de pesquisa científica no setor agropecuário. Em anos anteriores já organizamos a visita, visto que os produtores assistidos pelo ATeG aproveitam a ocasião para conversar com os pesquisadores e esclarecer dúvidas”, avalia.

Opinião dos participantes – O tecnólogo em Administração Rural, Valter Rocha Lemes, conta que há menos de um ano assumiu a propriedade de sua mãe e teve que aprender o manejo de bovinocultura de leite do começo. “Eu não sabia nada sobre produção leiteira e nunca tinha ordenhado uma vaca. Tudo era feito por minha mãe e quando minha avó adoeceu decidi assumir a propriedade. A melhor coisa que me aconteceu foi participar do programa Mais Leite, pois, saí de uma produção diária de 50 para 130 litros”, detalha.

Lemes reforça que no começo estava bem desanimado, mas o apoio da técnica do SENAR/MS demonstrou que é possível melhorar a produção e rentabilidade, utilizando técnicas corretas e de baixo custo. “Hoje estou satisfeito, pois, já construí um barracão com espaço para ordenha, estou reformando os pastos e implantando irrigação para forragem. O trabalho e a produção melhoraram tanto que estou pensando em convidar um amigo para entrar como sócio”, revela.

Uma das caravanas mais animadas veio da região norte do estado, especificamente do município de Pedro Gomes. Relmar Peres Ferreira se dedica à atividade leiteira e recebe assistência técnica do SENAR/MS desde 2015. “Nosso grupo está animado para fomentar a cadeia leiteira na região e por isso, não perdemos a oportunidade de conhecer a Dinapec. Há seis meses que estou no programa Mais Leite e, de lá para cá, foram muitas orientações, com aprendizados que modificaram minha realidade produtiva”, pontuou o produtor e acrescentou: “Minha produção quase dobrou depois do ATeG, aumentando de 70 para 130 litros diários. Agora meus vizinhos e eu estamos interessados em participar da associação local, para crescermos juntos”, conclui.

Silas de Souza Rezende é proprietário da fazenda Terra Preta em Bandeirantes e demonstrou bastante animação com o evento. Ele conta que é a primeira vez que vem até a Dinapec e se surpreendeu. “Temos oportunidade de aprender muito aqui e levar muito conhecimento para casa. Participei da oficina de Primeiros Socorros e achei muito importante o que o instrutor relatou sobre acidentes ofídicos, pois, acontecem com frequência na minha propriedade”, explica.

Para o agrônomo e instrutor do SENAR/MS, Valdir Paula, foi gratificante ministrar a oficina de Primeiros Socorros, pois, percebeu o interesse dos participantes. “A apresentação foi resumida e tentei atender os questionamentos dos alunos, que participavam ativamente, perguntando e tirando dúvidas sobre acidentes no trabalho e com animais. Estou certo que os visitantes sairão daqui com muita informação”, conclui.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas