Logo CNA

Produtores do Hortifruti Legal em Camapuã comercializam produtos no Mercado do Produtor
8938 feira camapua 1 0 010918002015150611911

O grupo formado por 24 famílias é atendido pela assistência técnica e gerencial do SENAR/MS

20 de abril 2016
Por Senar

Uma iniciativa planejada há pouco mais de dois meses no município de Camapuã se tornou realidade no último final de semana (16 e 17 de abril), quando foi oferecida a primeira feira do Mercado do Produtor, localizado na BR 060. A parceria formada pela secretaria municipal de desenvolvimento econômico, Sindicato Rural e SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural possibilitará que os produtores de hortifrutigranjeiros assistidos pela assistência técnica possam escoar a produção de frutas, vegetais e hortaliças.

O primeiro evento reuniu 10 dos 24 produtores atendidos pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, no programa denominado Hortifruti Legal, para comercializarem os produtos cultivados. A organização estima que mais de 400 pessoas visitaram o local, tornando o espaço um ponto de encontro para as famílias.

Mariana Reis é radialista e, junto com a irmã, administra uma propriedade rural há 45 km do município. Ela conta que o trabalho do SENAR/MS está colaborando para o desenvolvimento local dos produtores familiares, além de estimular o trabalho em equipe. “O programa Hortifruti Legal transformou a realidade na região e mostrou ao grupo que é necessário planejamento e pesquisa para conseguir resultados produtivos. Atualmente tenho uma estufa, na qual cultivo tomate cereja orgânico. Com a orientação do técnico de campo desenvolvi um plano de trabalho no qual vou construir outro espaço protegido e investir em alface americana, pimentão vermelho e amarelo”, detalha.

O produtor familiar Carlos Roberto Santana considerou o evento um sucesso e já aguarda animado pela próxima edição. “Ficamos surpresos com a participação da comunidade que visitou a feira e muitos aprovaram os preços, bem mais baratos que do supermercado. Eu vendi 60 kg de vegetais e hortaliças e confio que o projeto do Mercado do Produtor vai funcionar muito bem, nos oferecendo uma oportunidade de renda constante”, argumenta.

Questionado sobre o planejamento das atividades realizadas com apoio da assistência técnica, Santana é enfático: “Eu senti a mudança na minha propriedade desde que entrei no projeto e participei do curso Negócio Certo Rural, que ajuda a planejar e controlar as atividades. Trabalho principalmente com hortaliças e algumas leguminosas, mas, já iniciei um plantio de milho que está bonito demais”, revela orgulhoso.

Próximos passos - Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Camapuã, Mauricio Palombo, ficou definida para esta semana uma reunião para avaliar o resultado da feira e como o projeto terá andamento. “Recebemos elogios de muitos visitantes e produtores e, por isso, os parceiros se reunirão para definir o período com que será realizada. De antemão, informo que nossa proposta é funcionamento quinzenal, nos sábados à noite e domingo pela manhã”, revela.

O coordenador do programa Hortifruti Legal, Francisco Paredes, salienta que o êxito da feira foi possível graças ao trabalho conjunto do SENAR/MS, Sindicato Rural e Prefeitura. “Quando começamos atender os produtores de Camapuã, ainda não estava definido como seria feito o escoamento da produção. Pouco tempo depois, aproveitando a oportunidade do espaço no Mercado do Produtor idealizamos o evento e contribuímos com a formatação de um regulamento, a diversidade de produtos oferecidos e a formação de preços”, pontua.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas