Logo CNA

Produtores de Papanduva são qualificados para criação de bezerras e novilhas
19 0 0 699383002015150610591

A intenção com o treinamento foi reduzir a perda de bezerras no ciclo de produção de leite

26 de outubro 2016
Por Senar

Para aperfeiçoar trabalhadores e produtores de bovinos de leite na criação de bezerras e novilhas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promoveu recentemente o treinamento de criação de bezerras e novilhas para produtores rurais da localidade de Guarani, em Papanduva, no norte catarinense.

“A intenção com o treinamento foi reduzir a perda de bezerras no ciclo de produção de leite, o que garantirá a estabilidade do rebanho leiteiro”, explicou a instrutor, Ivonilda Pires de Morais.

Foram enfatizados os dados zootécnicos, a gestação, os procedimentos pré e pós-parto, as práticas com bezerras e novilhas, a instalação, a nutrição e medidas de prevenção de doenças.

De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss, os participantes aprimoraram conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, importância da criação adequada de bezerras e novilhas e as principais raças leiteiras. “Foram repassadas orientações sobre práticas de manejo dos recém-nascidos e das bezerras da primeira semana até um ano de vida, além de atividades de manejo das novilhas até o primeiro parto e procedimentos de manejo das bezerras e novilhas”, complementou.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br