Logo CNA

Produtores de Minas participam de curso de Pedreiro voltado para construções rurais
20160518154823 fileid pedreiro turma internaweb 0 295930002015150611741

O evento aconteceu na Comunidade dos Mutucas, no município mineiro de Carlos Chagas

19 de maio 2016
Por Senar

A profissão de pedreiro é uma das mais antigas. Um pedreiro, apesar de desempenhar funções básicas em uma obra, necessita também ter conhecimentos de alguns aspectos importantes da construção, como saber consultar plantas e saber realizar marcações em um terreno, além de procurar possuir um conhecimento dos tipos de materiais e equipamentos disponíveis para o seu trabalho.

Tudo isso foi ensinado no curso de Pedreiro voltado para construções rurais, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG). O evento aconteceu na Comunidade dos Mutucas, entre os dias 10 e 14 de maio. Nove dos 14 integrantes da Associação dos Mutucas participaram do curso.

“Todos eles são pequenos produtores que se interessaram pelo curso para construir nas suas propriedades e, claro, surgindo oportunidade, prestar serviços em outras propriedades, obtendo uma renda extra como pedreiros”, informou o mobilizador José Ednê Jardim.

Se 2015 não foi fácil para quem estava atrás de um emprego, atualmente, o profissional pedreiro está inserido em um mercado de trabalho mais consolidado do que acontecia antigamente.

“Este mercado que lhe fornece a possibilidade de executar novas técnicas exige que seu conhecimento seja mais aprofundado e atualizado quanto a alguns aspectos essenciais, como saber ler e interpretar um projeto, entender especificações técnicas relacionadas com alguns tipos de alvenaria e ter noções do controle de qualidade de seu serviço na obra”, afirma o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, César Barrancos Macedo.

O curso, ministrado pelo técnico em segurança do trabalho e supervisor de obras civil João Batista Silva Tavares, conta com aulas teóricas e práticas. “Ensinamos desde a fundação, demarcação e técnicas de desenho arquitetônico até a parte de alvenaria, como base e fixação de tijolos. Ao final, fazemos a demonstração de como chapiscar e rebocar as paredes”, explica o instrutor.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br