Logo CNA

Produtores de Mato Grosso estão proibidos de plantar soja até o dia 15 de setembro
Soja 0 100708002015150598851

20 de junho 2016
Por CNA

Brasília (20/06/2016) – O vazio sanitário, período de ausência total de plantas vivas e de cultivo de soja nas lavouras, começou nesta quarta-feira (15/06), no estado do Mato Grosso. Com a medida, fica proibida a plantação do grão até o dia 15 de setembro. O descumprimento gera multa ao produtor, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 2, de 29 de janeiro de 2007, que visa fortalecer o sistema de produção agrícola da soja, unindo ações estratégicas de defesa sanitária.

O principal foco da medida é quebrar o ciclo de desenvolvimento da doença da ferrugem - fungo que sobrevive e se multiplica somente em hospedeiros vivos. Com a ausência de plantas vivas durante o período de vazio sanitário o fungo não encontra seu hospedeiro preferencial, durante um período suficiente para reduzir drasticamente a sua população (os esporos são viáveis até no máximo 55 dias).

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende o recurso do vazio sanitário junto ao setor, uma vez que é considerada uma ferramenta de controle da ferrugem asiática, doença que provoca a desfolha precoce da planta impedindo a completa formação dos grãos, reduzindo significativamente a produtividade.

A medida possui diferentes períodos de restrição de plantio para cada região, variando de 60 a 137 dias. O vazio sanitário já é adotado em 11 estados (Tocantins, Maranhão, Pará, Bahia, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e no Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor