Logo CNA

Produtores de leite mais próximos da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR
Geral 4 0 887279002015150612161

Encontro, nesta terça-feira, debateu a participação da entidade no Programa Leite Saudável com secretário do Ministério da Agricultura

15 de março 2016
Por Senar

Os produtores rurais participantes do Programa Leite Saudável, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estão cada vez mais próximos de receberem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Detalhes da implementação do serviço foram debatidos durante uma videoconferência que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, nesta terça-feira (15/3). Representantes de cinco estados que oferecerão a metodologia - Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – participaram do encontro. O Paraná também está incluído no programa.

Caio Rocha destacou a importância de aumentar a competitividade do setor lácteo e melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil e que para isso a parceria com o SENAR é fundamental. Segundo ele, R$ 111 milhões ainda serão liberados para assistência técnica e capacitação dos produtores na primeira fase do Programa Leite Saudável, que começa com o atendimento às primeiras 4.500 famílias, em 300 municípios. No total, a iniciativa tem um orçamento previsto de, aproximadamente, R$ 400 milhões.

“Será um marco para a agropecuária brasileira. Esse é o maior programa do Ministério da Agricultura hoje. A ideia é agilizar nossa interação para iniciar os trabalhos de campo. A atuação do SENAR é muito importante nessa parte porque é uma entidade com duas grandes expertises: confiabilidade no meio rural e conhecimento da instrumentalização para executar as ações. Queremos somar esforços para fazer um grande programa e com muita qualidade”, declara.

Caio Rocha, do Mapa, e Matheus Ferreira, do SENAR, coordenaram a reunião

O coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, Matheus Ferreira, também ressaltou a relevância da parceria, visto que existem muitas demandas do setor lácteo para serem atendidas. Na opinião dele, é fundamental o envolvimento das regionais do SENAR para o sucesso dessa primeira etapa do programa Leite Saudável e a continuidade das ações da instituição nas próximas chamadas públicas que acontecerão.

“É um projeto desafiador, mas certamente o que mais se aproxima da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR. Temos que apostar e acreditar que faremos a diferença para os produtores de leite desses seis estados”.

Na reunião também foram debatidos assuntos operacionais do projeto, como a atualização do plano de trabalho, cadastro de usuários no Sistema de Gestão de Convênios de Repasse (SICONV), fluxo de execução físico e financeira e o próprio cronograma de atividades previsto. A primeira fase, de preparação, ocorrerá de março à junho. Nessa etapa, haverá a mobilização nos sindicatos rurais, dos produtores de leite e dos laticínios. Haverá ainda a aplicação do diagnóstico para identificação do perfil dos produtores e o credenciamento e capacitação dos técnicos de campo e supervisores que irão trabalhar no projeto. A segunda fase, de visitas de campo, acontecerá a partir do mês de julho.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas