Logo CNA

Produtores de João Pinheiro concluem Programa GQC
20161004144153 fileid gqc bernardo interna 0 956990002015150610711

Durante três meses, eles receberam em teoria e prática aprendizados que elevarão as fazendas ao status de empresas rurai

5 de outubro 2016
Por Senar

Produtores rurais de João Pinheiro, no noroeste de Minas Gerais, concluíram o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Minas). Durante três meses, eles receberam em teoria e prática aprendizados que elevarão as fazendas ao status de “empresas rurais”.

“Ensinamos os participantes a fazerem boa gestão das empresas rurais através de diagnósticos, definições de negócio, planejamento, organização e controle das atividades. Além disso, queremos que eles tenham qualidade total no que desempenham. Além disso, o GQC incentiva a permanência do produtor rural na atividade, pois ele só continuará se atingir bons resultados, e o curso mostra o caminho para isso”, destaca o veterinário e instrutor Bernardo Barros.

Hebert Couto ingressou na pecuária leiteira, na região de João Pinheiro, há três anos. Atualmente, têm aproximadamente 200 vacas girolando, que produzem 4,5 mil litros de leite por dia. Tudo é vendido para uma das maiores empresas de laticínios do País. O produtor rural revela que muita coisa já mudou na fazenda após o curso. “Foi um verdadeiro choque de gestão. Estamos aplicando novos métodos de trabalho, com mais participação dos funcionários. Já traçamos metas para um, dois e três anos. Queremos aumentar produtividade, renda e conhecimento em gestão na região em que atuamos”.

Higor Mendonça foi outro participante do curso. Ele produz peixes há cinco anos nas regiões de João Pinheiro e Três Marias. Por mês, são produzidos quase 20 mil quilos de peixes das espécies matrinxã, pacú, piau, surubim e tilápia. Os peixes são comercializados em cidades de Minas e Goiás. O produtor rural também destaca as mudanças nas propriedades após o curso. “Já estamos colocando todo o aprendizado em prática. Temos metas para alcançar e temos planejamento das atividades. Tenho certeza que conseguiremos bons resultados através de uma gestão envolvendo todos os funcionários”. Higor ainda destaca já ter feito outros cursos de gestão e ficou surpreso com a qualidade e praticidade do GQC.

Sérgio Coelho, gerente regional do SENAR em Patos de Minas.

O curso foi finalizado no último dia 29. Durante o encerramento, todos os participantes se manifestaram positivamente. “É realmente perceptível o quanto o SENAR Minas, através do GQC, fez a diferença nos negócios destes empresários rurais. É o SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro, ACE João Pinheiro e Sicoob-Credipinho, somando esforços para melhorar o agronegócio do município”, concluiu o gerente regional do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br