Logo CNA

Produtores aprendem a operar ordenhadeira mecânica em Coroaci
26 02 16 3 0 617137002015150612301

Objetivo do curso é contribuir para a melhoria da qualidade do leite

26 de fevereiro 2016
Por Senar

Produtores rurais de Coroaci, no Vale do Rio Doce, conheceram e aprenderam as técnicas adequadas da operação e manutenção da ordenhadeira mecânica, por meio do curso promovido pelo SENAR Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Coroaci.

Segundo a mobilizadora Naiana Coelho de Menezes, o curso foi realizado com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do leite. Ela destacou também o interesse dos participantes pelo curso, especialmente numa cidade que tem sua economia voltada para a pecuária de leite.

“Todos estavam empenhados em aplicar as mudanças nas propriedades rurais. O manejo da higienização foi um dos pontos que mais despertou a atenção dos trabalhadores. Ao todo foram oito homens e quatro mulheres participando. Alguns já têm a ordenhadeira mecânica nas suas propriedades e buscavam essa capacitação justamente para utilizar o equipamento de maneira correta”, explicou a mobilizadora.

O instrutor do curso, Ricardo Marcus Soares Mendes, observou que, atualmente, há uma preocupação em obter leite com mais higiene e manter a limpeza diária da ordenhadeira. Ele destacou que a tendência é que o equipamento passe a ser utilizado em toda propriedade que trabalhe com a produção de leite.

Ainda segundo Ricardo, o treinamento abordou como pontos principais “a rotina de ordenha; funcionamento, limpeza e higienização do equipamento; qualidade do leite e tratamento da mamite”. O treinamento também focou em como a manutenção preventiva do equipamento deve ser feita. “O funcionário que aprende a fazer a manutenção de maneira correta barateia os custos na propriedade”.

“Como o curso é 80% com aulas práticas, os 12 participantes puderam aprender com detalhes o jeito certo de utilizar o equipamento. Os componentes e as funções da ordenhadeira também foram tratados. A ordenha mal feita e o uso incorreto do equipamento podem diminuir a produtividade leiteira, aumentar a incidência da mamite e ainda piorar a qualidade do leite”, destacou o instrutor.

Mais cursos

Segundo a mobilizadora Naiana Coelho, a expectativa é de que outros cursos de ordenhadeira mecânica sejam realizados em Coroaci ainda neste ano. “O curso chama muito a atenção de quem já tem a ordenhadeira e daqueles que ainda planejam ter. Vamos tentar para os próximos quadrimestres trazer mais cursos para a nossa cidade”.

“Este ano o Sindicato dos Produtores Rurais de Coroaci já realizou cinco cursos na região, dois de Formação Profissional Rural - este de Ordenhadeira mecânica e outro de Operação e manutenção de tratores agrícolas; e três cursos de Promoção Social: Artesanato em tecido, Confeitaria e de Doces e compotas. O nosso objetivo é a realizar cada vez mais cursos que possam qualificar os nossos produtores rurais e, desta maneira, investir no crescimento do setor rural da nossa região”, comentou o presidente do sindicato, Sílvio Matheus de Araújo.

Assessoria de Comunicação Sistema Faemg
http://www.faemg.org.br/