Logo CNA

Produtoras são qualificadas para manipulação de alimentos
Senarsc 0 87353900 1515061036

O município de Palmeira vai receber a Casa do Produtor, um espaço destinado à produção de produtos artesanais e sua comercialização

15 de dezembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promoveu o treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para produtoras rurais na Fazenda dos Cardoso, em Palmeira. A capacitação teve a parceria do Sindicato Rural de Otacílio Costa e da EPAGRI.

O evento garantiu a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, além de capacitar os participantes para a promoção de feiras livres no município atendendo as exigências legais para comercialização de seus produtos.

O município de Palmeira, em breve, inaugurará a Casa do Produtor, um espaço destinado à produção de produtos artesanais e sua comercialização. “Um pré-requisito para utilização da sala de manipulação desse estabelecimento será o curso de boas práticas. Diante dessa informação muitos produtores já estão se antecipando para usufruir desse ambiente”, explicou a médica veterinária e prestadora de serviço em instrutoria, Thalyta Marcílio.

De acordo com Thalyta, os produtores aprenderam sobre a legislação pertinente para a produção de alimentos, controle de pragas e da qualidade da água de abastecimento e a saúde dos manipuladores. “Também foram repassadas informações sobre as contaminações e os perigos químicos físicos e biológicos que podem ocorrer. Além disso, aprofundaram conhecimentos sobre o armazenamento correto e o descarte do lixo e tiveram noções básicas sobre microbiologia e parasitologia, bem como limpeza e desinfecção das áreas de produção, armazenamento e transporte dos alimentos”, explicou.

“A recepção de matéria-prima, as instalações, equipamentos e utensílios adequados para produção de alimentos e a paramentação e comportamento do manipulador também foram explanados durante o treinamento”, destacou a supervisora do SENAR/SC na região do planalto serrano, Stephanye Fanton.

Segundo a supervisora, ações como essa são importantes para o desenvolvimento e fortalecimento da economia da região, bem como para o sucesso de toda as partes envolvidas, incluindo os consumidores que contarão com um serviço de qualidade.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas