Logo CNA

Produtoras rurais de Joaçaba são orientadas sobre os cuidados com a saúde
Saude da mulher sc 0 148270002015150610591

Autocuidado e a prevenção do câncer de colo de útero, de mama e outras doenças femininas foram alguns dos temas abordados

4 de novembro 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promoveu recentemente o programa especial Saúde da Mulher Rural para 115 produtoras das Comunidades de Santa Helena e Nova Petrópolis, em Joaçaba. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba, Secretaria de Saúde do município e teve como objetivo orientar as mulheres com relação ao autocuidado e a prevenção do câncer de colo de útero, de mama e outras doenças femininas.

Todas as mulheres atendidas no evento estavam com o exame de Papanicolau em dia, em função do acompanhamento sistemático da Secretaria da Saúde de Joaçaba. “Porém, como o estilo de vida pode interferir no desenvolvimento de doenças crônicas, é importante desenvolver ações voltadas para a saúde integral da mulher”, explicou a coordenadora do programa no estado, Estela Macedo. As atividades foram voltadas à conscientização sobre os hábitos saudáveis que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das produtoras.

Segundo o supervisor do SENAR/SC na região meio oeste, Diego Machado Visintin, as produtoras rurais assistiram palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero, proferida pelo Senar/SC, palestra sobre prevenção de câncer de mama e depoimento de paciente, proferidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joaçaba e palestra com exercícios e dança sobre importância da atividade física e alimentação equilibradas, conduzida pela educadora física Caroline Sampaio. Algumas mulheres passaram pelo atendimento no espaço beleza, receberam kit Saúde da Mulher, café da manhã e almoço. As crianças foram acolhidas no espaço lazer, conforme a necessidade das mães.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), José Zeferino Pedrozo, destacou que a intenção do Sistema Faesc/Senar é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitude favorecendo para uma melhor qualidade de vida.

“É necessário chamar a atenção para o diagnóstico precoce das doenças. O SENAR/SC desenvolve programas de conscientização durante todo o ano. Para nós, a saúde no campo é a saúde do Brasil”, enfatizou o superintendente do SENAR, Gilmar Antônio Zanluchi.

PARCERIA DE SUCESSO

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson José Argenton Pedrozo, a parceria com o Sistema Faesc e Senar/SC foi de extrema importância para proporcionar às mulheres um momento de reflexão sobre a saúde. “Temos certeza que elas saíram muito satisfeitas com o evento e conscientes de que devem cuidar mais delas mesmas. O abraço e o sorriso sincero que recebemos demonstra que cumprimos a nossa missão”, observou.

A secretária de Saúde de Joaçaba, Paula Giovana Kleber, avaliou positivamente a parceria. “O SENAR/SC está de parabéns, estamos muito contentes com o resultado. Foi um dia diferente, pensado especialmente para as mulheres do campo. Com certeza faremos novas parcerias”.

“Conseguimos realizar um evento fundamental para as mulheres do campo. Abordamos vários assuntos com foco na prevenção. Essas parceiras são sempre bem-vindas. Esperamos que tenhamos outras futuramente”, complementou a coordenadora da Secretaria de Saúde de Joaçaba, Ângela Signori.

A produtora rural Sueli Castiero da Silva Gross, agradeceu a todos que se empenharam para a organização do evento. “Estava tudo ótimo. Passamos um dia maravilhoso refletindo sobre a nossa saúde. Que todas as mulheres lembrem-se que devem se cuidar todos os dias. Deixo aqui o meu recado: amem-se e vivam a vida”.

Para a aposentada Olivia Quioca, a iniciativa foi excelente. “Tudo muito bem orientado. As mulheres estavam alegres, foi muito bonito. Que continue sempre assim, com novos eventos. Estamos aqui sempre prontas para receber essas ações. Agradeço de coração”.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br