Logo CNA

Produtora de Araponga investe em capacitações, como Café+Forte e cursos do SENAR, e conquista prêmios
21 01 16 0 479939002015150612491

Investimento é feito na produção de café de qualidade

21 de janeiro 2016
Por Senar

Na entrada de Araponga, município da Zona da Mata, já se vê no portal a referência à Cafeicultura de Montanha, principal atividade econômica da região. “Acredito no potencial de Araponga”, orgulha-se a produtora e secretária Municipal de Turismo, Simone Dias Sampaio Silva. Após anos fora, ela retornou à cidade natal com o marido João da Silva Neto para investir na produção de café de qualidade na propriedade herdada do pai.

A altitude e o clima ameno favorecem a produção de café de qualidade. A fazenda Jardim das Oliveiras, de 42 hectares, fica entre 1.000 e 1.300 metros de altitude na comunidade Córrego de São Gabriel, onde é produzido o café arábica, variedades catuaí e catiguá. A propriedade tem cerca de 50 mil pés de café e a produção média anual é de 500 sacas.

O trabalho começou há sete anos e foram colhidas quatro safras. O negócio ainda está em fase de estruturação. Dois funcionários fixos auxiliam no trabalho e, na época da safra, vários outros são contratados temporariamente. A comercialização se intensifica na época dos concursos. O café é vendido para coffee hunters (caçadores de cafés de qualidade) e cafeterias.

Para aprimorar o negócio, Simone busca a capacitação. “Estamos começando e é preciso dar um passo de cada vez. Temos o Certifica Minas Café, participamos do Programa Café+Forte, da FAEMG, e também fazemos os cursos do SENAR ”.

Campeão nato

O café Jardim das Oliveiras já conquistou importantes prêmios: o 1º lugar no 12º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais - categoria Cereja Descascado e a medalha Sustentabilidade, que reconhece o cafeicultor que produz seguindo princípios sustentáveis. As duas premiações são promovidas pela Emater.

Outro destaque foi o primeiro lugar no 23º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para espresso, em 2014. “Nossa produção é recente. No primeiro ano que tivemos uma safra maior, enviamos um lote e fomos contemplados. Foi um reconhecimento incrível. Muito gratificante. Ainda mais no começo, é um incentivo e isso nos levou a buscar cada vez mais a excelência”.

Neste ano, o produto também ficou em quinto lugar na Semana Internacional do Café (SIC). “Considero a SIC uma vitrine, onde temos oportunidade de apresentar o nosso produto para o mundo e, com isto, a possibilidade de fechar negócios”, comenta.

“A altitude, o clima e o trato cultural são responsáveis pelo reconhecimento. Não usamos agrotóxicos, fazemos fertirrigação com a água utilizada no processamento do café. Sempre buscamos novas tecnologias, novas mudas e variedades para aprimorar ainda mais”, destaca Simone.

A experiência do casal - Simone é nutricionista e João, engenheiro de alimentos - também ajuda no negócio. “Meu marido tem mestrado em biotecnologia e está aplicando esse conhecimento no terreiro. O trabalho de secagem e de armazenamento de microlotes também contribui para alcançarmos o reconhecimento.”

Novos planos

“A gente acredita que o café de qualidade é o futuro de Araponga. Temos projetos para buscar a excelência e novos compradores”, diz Simone. Para João, produzir com sustentabilidade é o caminho. “Muitos não valorizam, mas sabemos que, apesar do desafio, é um diferencial”.

Simone conta também que o casal é pioneiro na região na produção de oliveiras. “Ainda é cedo para falar comercialmente deste investimento. Vemos potencial também na apicultura. Temos muitos projetos, mas hoje estamos consolidando o café”, acrescenta o marido.

Pousada e restaurante

O casal ainda comanda a pousada Dias Felizes e o restaurante O Padre, que ficam no mesmo imóvel de cerca de 120 anos, um dos poucos que restaram no município. “Reformamos o casarão mantendo as características originais e a decoração segue o estilo da época”, conta Simone.

Entre os atrativos da região, ela destaca o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, conhecido pelas belezas naturais, a história, a cafeicultura e ainda a extração do ouro.

Artesanato

O café também é fonte de matéria-prima e inspiração para o artesanato. Um grupo de mulheres utiliza a palha do café para fazer objetos utilitários. O artesanato e a produção de licor de café estão se aperfeiçoando. A Secretaria Municipal de Turismo ajuda nesse processo ao incentivar a participação dos artesãos em feiras e demais eventos para a divulgação do trabalho e ajudar na comercialização.

Em novembro de 2014, o SENAR Minas promoveu o Programa de Turismo Rural em Araponga. Para Simone, esta foi uma oportunidade para capacitar os empreendedores e incentivar o fortalecimento do turismo no município.

Prêmios

1º lugar no 12º Concurso de Qualidade dos
Cafés de Minas Gerais – categoria Cereja
Descascado (2015)


1º lugar no 23º Prêmio Ernesto Illy de
Qualidade do Café para “Espresso” (2014)
n 2º lugar no Concurso de Qualidade de Café
– Araponga (2013)


5º lugar Melhor Café – Coffee of the Year –
Brasil – Semana Internacional do Café (2015)
n 9º lugar no III Concurso de Qualidade de Café
– Araponga (2014)

Distinção no 15º Concurso de Qualidade Cup
of Excellence – Early Harvest – Viçosa (2014)

Finalista no 4º Concurso de Qualidade Cup
of Excellence – Naturals – Araxá (2015)

Premiação Frente da Gastronomia Mineira
(2015)

Finalista no 1º Concurso de Qualidade Cafés
do Brasil (2012)

Finalista do X Concurso de Qualidade
dos Cafés de Minas Gerais – categoria
Descascado (2013)

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG
http://www.faemg.org.br/

Matérias Relacionadas