Logo CNA

Produtor de água promove mutirão às margens do rio São Francisco
20160129155504 fileid img 20160122 104720560 copy 0 529920002015150612441

29 de janeiro 2016
Por Senar

Técnicos, voluntários e moradores de Doresópolis, na região oeste de Minas, participaram de um grande mutirão para o plantio de mudas. Foram plantadas 1440 mudas, simbolizando uma para cada morador do município.

A iniciativa foi realizada dentro do Projeto Perobas Produtor de Água e contou com parceiros como o SISTEMA FAEMG, Emater, Ministério Público Estadual, Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Doresópolis, dentre outros. Todo o trabalho foi acompanhado por especialistas e registrado por imagens aéreas captadas por um drone.

A analista ambiental da FAEMG, Mariana Ramos, destacou a participação dos jovens da comunidade: “Como a ação foi realizada no período de férias, muitas crianças e adolescentes acompanharam seus pais e se envolveram diretamente no plantio. Envolve esse jovens em torno de questões muito atuais e importantes como a sucessão no meio rural e, sobretudo, a preocupação com o meio ambiente”. Segundo ela, a mobilização da comunidade é fator essencial para a continuidade das ações do programa após sua finalização.

Projeto Perobas

O Projeto Perobas, de Doresópolis, foi contemplado pelo edital/2014 do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional das Águas – ANA e, tem fundamental importância na promoção da melhoria da qualidade ambiental da bacia de abastecimento do rio São Francisco. Para a região, estão previstas outras ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, construção de barraginhas e práticas diversas de conservação de solo e água.

Em etapa posterior, o programa prevê a remuneração ao produtor rural pelos “serviços ambientais” prestados, favorecendo a preservação, conservação, recuperação, manutenção e ampliação de serviços ecossistêmicos.

Assessoria de Comunicação do Sustema FAEMG/SENAR-MG

www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas