Logo CNA

Produtor de água faz mutirão no São Francisco
Doresopolis mutirao 0 416849002015150602701

29 de janeiro 2016
Por CNA

Doresópolis / Minas Gerais (29 de janeiro de 2016) - Técnicos, voluntários e moradores de Doresópolis, na região oeste de Minas, participaram de um grande mutirão para o plantio de 1440 mudas, simbolizando uma para cada morador da cidade.

A iniciativa foi realizada dentro do Projeto Perobas Produtor de Água e contou com parceiros como o Sistema FAEMG, Emater, Ministério Público Estadual, Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Doresópolis. O trabalho foi acompanhado por especialistas e registrado em imagens aéreas captadas por um drone.

A analista ambiental da FAEMG, Mariana Ramos, destacou a participação dos jovens da comunidade: “Como a ação foi realizada no período de férias, muitas crianças e adolescentes acompanharam seus pais e se participaram diretamente do plantio. Envolve esses jovens em torno de questões muito atuais e importantes como a sucessão no meio rural e, sobretudo, a preocupação com o meio ambiente”. Segundo ela, a mobilização da comunidade é essencial para a continuidade das ações após a finalização do programa.

| Projeto Perobas

O Projeto Perobas, de Doresópolis, foi contemplado pelo edital/2014 do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional das Águas – ANA é fundamental para a melhoria da qualidade ambiental da bacia do rio São Francisco. Para a região, estão previstas outras ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, construção de barraginhas e práticas diversas de conservação de solo e água.

Em etapa posterior, o programa prevê a remuneração ao produtor rural pelos “serviços ambientais” prestados, favorecendo a preservação, conservação, recuperação, manutenção e ampliação de serviços ecossistêmicos.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
(31) 3074-3000
www.sistemafaemg.org.br

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas